Publicidade

Sábado, 20 de 09 de 2014

Alvorada

º C - Max
º C - Min

E OS FESTEJOS FARROUPILHAS COMEÇARAM

Ter, 09/09/2014 por Valdemar Engroff

Pontualmente às 15h10mim, com o apoio incondicional da Brigada Militar e dos agentes de trânsito do município, capitaneados por Renato Spaniol com a Chama Crioula, chegaram em torno de 190 cavaleiros na Parada 48, na entrada do 10º Acampamento Farroupilha. A Chama foi repassada ao prefeito municipal Sergio Bertoldi, que a conduziu com as demais autoridades ao palco onde aconteceu a abertura ofi cial do evento, com a praça lotada. Após a solenidade a Chama foi conduzida ao Galpão Cultural, onde começou a ser guardada conforme mandam as regras da tradição, devendo ser extinta no dia 20 de setembro. E lá por 20h tivemos o primeiro espetáculo musical com a apresentação do Grupo Marca de Campo, onde tivemos o primeiro "fandango no acampamento". E os espetáculos musicais continuam como segue: dia 9 (hoje) Grupo Balada Nativa; dia 12 – grupo Os Filhos de Galpão; dia 13 – Grupo Tchê Véios. Dia 14 – Grupo Pealo Campeiro; dia 17 – Luiz Marenco e dia 20 – após os desfi les (temático e campeiro) – João Luiz Correia. O Acampamento Farroupilha tem 46 galpões montados, entre os quais, seis da praça de alimentação e outros bolichos . Os demais são de CTGs locais, piquetes, empresas e associações, mais três entidades de fora (CTG Estância do Rubem Berta e Amigos do CTG Coxilha Aberta e CTG Unidos da Tradição de Viamão).
PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO 10º ACAMPAMENTO FARROUPILHA Este ano as rondas itinerantes pelos galpões dos nossos CTGs este ano não vão acontecer, pois eles serão responsáveis pelas rondas crioulas no próprio Acampamento Farroupilha, na Praça Central João Goulart. Eis a programação: 1 – Dia 08 – a ronda foi do CTG Sentinelas do Pago, com a participação dos CTGs Amaranto Pereira, Raça Gaúcha e Chilena de Prata; 2 – Dia 09 (hoje) – ronda do CTG Bento Gonçalves da Silva, com a presença do CTG Campeiros do Sul e do CPF O Tempo e o Vento; 3 – Dia 10 – ronda do CTG Amaranto Pereira, com os CTGs Sentinelas do Pago, Amanhecer na Querência e Bento Gonçalves da Silva; 4 – Dia 11 – ronda do CTG Amanhecer na Querência, com a participação dos CTGs Chilena de Prata, Amaranto Pereira e Raça Gaúcha; 5 – Dia 12 – ronda do CTG Tradição, com a presença dos CTGs Sentinelas do Pago, Bento Gonçalves e Campeiros do Sul; 6 – Dia 13 – Ronda do CTG Raça Gaúcha, com participação dos CTGs Amanhecer na Querência, Tradição e CPF O Tempo e o Vento; 7 – Dia 14 – ronda do CTG Campeiros do Sul, com a presença dos CTGs Chilena de Prata, Amanhecer na Querência e o CPF O Tempo e o Vento; 8 – Dia 15 – ronda do CPF O Tempo e o Vento, com a parceria dos CTGs Bento Gonçalves da Silva, Amaranto Pereira e Tradição; 9 – Dia 16 – ronda do CTG Chilena de Prata com a presença dos CTGs Sentinelas do Pago, Tradição e Campeiros do Sul.

CTG SENTINELAS DO PAGO

Ter, 01/06/2014 por Valdemar Engroff

A patronagem do CTG Sentinelas do Pago programou para o dia 07 de junho – sábado, às 21h, grande torneio de truco modalidade duplas. O valor da inscrição, incluído o jantar é de R$ 40,00 para a dupla ou então, R$ 55,00 para a dupla e o reserva. No cardápio, massas com frango, arroz, feijão e saladas. O regramento são nas normas e regras oficiais do MTG. Contatos com o Jair pelo fone (51) 8453-2195. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina, na Parada 56.

O EXEMPLO DO AMARANTO

A área externa o CTG Amaranto Pereira é bem grande. E a vegetação estava se sentindo bem a vontade no seu crescimento, que parecia um matagal que virou tapera. E junto com o mato, se juntava o lixo, geralmente jogado por pessoas sem consciência ambiental. Pois isso mudou no sábado passado, onde a partir das 10h da manhã, com foices, enxadas, ancinhos e outras ferramentas, foi feito um puxirão em toda a área externa e uma limpeza interna. Até deu pra passar cal nas paredes do galpão.... Estão de parabéns a patronagem, capitaneada pelo casal Orlando e Ione Kunzler, pela brilhante ideia de limpar toda a área e a parte interna do galpão, bem como, todos que ajudaram nesta empreitada. Valeu o belo exemplo do CTG Amaranto Pereira, pois se cada um fizer isso ao redor de sua casa.... a comunidade fica bem mais limpa, bonita e o povo bem mais feliz...


PRIMEIRO RODEIO DO CTG RAÇA GAÚCHA

Ter, 16/05/2014 por Valdemar Engroff

O CTG Raça Gaúcha, os seus departamentos, coordenadores, prendas e peões, emparceirado com a Subcoordenadoria local e o Departamento Artístico da 1ª RT/RS, convida a gauchada de Alvorada e desta terra em redor que chamamos de mundo, para o seu 1º Festival Artístico e Cultural Raça Gaúcha, que será realizado nos dias 16, 17 e 18 de maio. O evento será realizado no galpão e demais dependências do pioneiro do tradicionalismo alvoradense, no CTG Campeiros do Sul, que fica na Av. Maringá, 720. Programação:
Sexta-feira – 16 de maio: às 19h – inicia o acampamento; às 20h30min – Abertura oficial do evento; 21h – Concurso Mais Prendada Prenda e Peão.
Sábado – 17 de maio:
8h30min – hasteamento das bandeiras
9h30min – declamação
12h – almoço
15h – intérprete solista vocal
18h – arriamento das bandeiras
18h15min – chula
18h30min – truco
19h30min – danças gaúchas de salão
20h30min – danças tradicionais de par
Domingo – 18 de maio:
8h30min – hasteamento das bandeiras
9h30min – bocha campeira
10h – danças tradicionais
12h30min – almoço
13h30min – danças tradicionais
14h – escova
14h30min – tava e tetarfe
15h – vaca parada (mini mirim e mirim)
18h – arriamento das bandeiras
21h – horário provável para entrega da premiação


ACAMPAMENTO ESPECIAL COPA DO MUNDO

Ter, 13/03/2014 por Valdemar Engroff

Na manhã do dia 14 de fevereiro de 2014, na secretaria de cultura de Porto Alegre, "Casa Torelli", reuniram-se os membros da comissão organizadora do Acampamento Especial da Copa do mundo. Estiveram presentes à reunião: o Secretario de Cultura da Capital, Roque Jacoby, o Coordenador de Tradição e Folclore da prefeitura (de Porto Alegre), Giovani Tubino, representando a Brigada Militar o Major Luis Ulisses Nunes e a soldado, Josiane Silva de Oliveira, o corpo de bombeiros, os Majores Elemar de Melo e Paulo Henrique Monteiro (1º CRB), o Presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, juntamente com Celso Guimarães, o delegado Paulo Jardim, o Coordenador da 1ªRT, Marcus Vinicius Falcão e o Sr. Euclides da Silva Filho. Natalia Medeiros representou a secretaria municipal de turismo. Foram tratados diversos assuntos, mas a prioridade foi a questão da segurança durante o período da Copa do Mundo da FIFA, onde acontecerá um acampamento especial voltado aos turistas mostrando a cultura gaúcha. Fonte! Chasque de Rogério Bastos, publicado no sítio do Léo Ribeiro de Souza: www.blogdoleoribeiro.blogspot.com.

27º SEMINÁRIO ESTADUAL DE PRENDAS E PEÕES DO RS

Na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher – dia 08 de março, o MTG, a Fundação Cultural Gaúcha, os peões e prendas estaduais, regionais e das entidades tradicionalistas de todo o Rio Grande vão se reunir na sede da Associação dos Servidores Municipais de Canoas, por ocasião da realização do 27º Seminário Estadual de Prendas e Peões, com a seguinte programação: 8h – Recepção e credenciamento 9h – Abertura oficial do evento 9h30min – palestra com o tema "De fato: Peão e Prenda Tradicionalista", por Bruno Fernandes dos Santos e Priscila Tissot 12 – almoço 13h30min – para as prendas: redação e depois gincana cultural de integração 13h30min – para os peões: oficinas campeiras 17h – encerramento do evento. Observação: os certificados serão entregues aos participantes no final do evento e o seminário da cultura campeira será realizado juntamente com a FECARS (Festa Campeira do Rio Grande do Sul), de 01 a 04 de maio, em Viamão. Contatos e informações pelos fones (055) 9118-5342 ou (055) 8419-6731 ou pelos chasques eletrônicos elenir@mtg.org.br ou elenirw@yahoo.com.br. O evento será realizado na Rua Nerci Pereira Flores, 179, em Canoas, na 12ª Região Tradicionalista do RS.


PROPOSIÇÕES DO CONGRESSO TRADICIONALISTA

Ter, 07/01/2014 por Valdemar Engroff

No próximo final de semana – 10 a 12 de janeiro, Porto Alegre será sede do 61º Congresso Tradicionalista Gaúcho, nas dependências do Centro de Eventos Almir Azeredo Ramos, na Estância da Harmonia, onde serão debatidos, discutidos e votados:
1 – Cidades candidatas a acender a Chama Crioula neste ano: Cruz Alta; Rosário do Sul e Guaíba
2 - Sugestões de temas para os festejos farroupilhas de 2014:
- O Campeirismo Gaúcho e a sua Importância Social e Cultural;
- Califórnia da Canção Nativa, Caminho para os Festivais no RS;


A INFLUÊNCIA NA CULTURA ESPANHOLA

Ter, 01/11/2013 por Valdemar Engroff

Muitos vem tentado, inutilmente, "aportuguesar" o gaúcho Rio-grandense como se este só tivesse existido de 1700 para cá, desconsiderando, inclusive, que antes disto havia uma região sem alambrados em que o gaúcho, o gaudério, o errante, fazia de seu habitat: a Pátria de três bandeiras. Não somos contra e reconhecemos os legados portugueses em nossos costumes, contudo, desconsiderar propositadamente a influência espanhola (principalmente na indumentária) é um crime cultural. No século XVII, o Rio Grande do Sul era uma região disputada entre portugueses e espanhóis. A ocupação iniciou-se de fato com os milicianos, que eram tropeiros de São Paulo e Minas Gerais, sendo reforçada com a vinda de casais açorianos na década de 1750. Essa imigração açoriana foi promovida pela Coroa Portuguesa, para estabelecer o domínio português na região. Os espanhóis introduziram a criação de gado, que rapidamente tornou-se a economia predominante no Rio Grande do Sul. A população se concentrava nos pampas, tendo havido uma fusão de costumes espanhóis, portugueses e indígenas, que deram origem ao tipo regional gaúcho. Embora o gaúcho fosse mais português que espanhol, a influência cultural vinda dos países vizinhos predomina na cultura gaúcha até hoje. A influência espanhola se fez sentir no Rio Grande do Sul, desde a sua formação. Pode-se mesmo falar que, sem a participação espanhola, a pecuária - que seria a base da economia gaúcha durante o século XIX e início do XX - não existiria com a importância que tem. Mas não é só isso: no linguajar da fronteira, nas influências culturais, países de língua hispânica desempenharam um importante papel no nosso século. Não poderia ser de outra forma. Afinal, o Rio Grande representou a principal zona de contato - e conflito - com os vizinhos espanhóis. Atualmente, metade de nossos limites territoriais se encontra com nações de origem hispânica: ao sul está o Uruguai, ao oeste a Argentina. No século XVII todo o atual estado estava em mãos espanholas. No século seguinte os portugueses conquistaram algumas áreas, e boa parte do território gaúcho voltou a ficar em mãos espanholas - suas tropas invadiram o sul do estado, ocupando a cidade de Rio Grande por 13 anos. Já no início do século XIX a situação foi inversa: foi o Brasil que ocupou a área do Uruguai, incorporando-o ao seu território como Província Cisplatina. Além da economia, também em termos culturais a influência espanhola se fez presente, em especial na zona da Campanha. Ali, vivendo situações parecidas e com atividades econômicas idênticas, os gaúchos dos dois lados desenvolveram vestimentas extremamente semelhantes. Da mesma forma, o falar, a musicalidade, as danças, sofreram e sofrem grande influência da cultura espanhola. Também a gastronomia é bastante parecida: a carne é a base alimentar de todo o pampa. Fonte! Blog do Léo ribeiro de Souza. Abra as porteiras: www.blogdoleoribeiro.blgspot.com.


FESTEJOS FARROUPILHA NO FIM

Ter, 27/09/2013 por Valdemar Engroff

Dia 19 aconteceu a última ronda crioula e esta foi no galpão do CTG Raça Gaúcha, com a participação dos CTGs Amanhecer na Quer~encia e Campeiros do Sul, mais o CPF O Tempo e o Vento. Para o dia 20 estava programado o grande desfile temático e campeiro, que foi transferido devido à chuva torrencial que se abateu naquele dia. Ficou para o dia 22, domingo, na Av. Presidente Vargas, na parte da tarde, com a participação de todos os CTGs, piquetes, encerrando o mesmo, o piquete de cavalarianos que buscou a Chama Crioula em General Câmara.

TODAS AS CAVALGADAS I

Alvorada é uma das onze cidades que compõem a 1ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul e a Subcoordenadoria de Alvorada é a mais recente na história da 1ª Região Tradicionalista, sendo criada em meados do ano de 2002. No dia 13 de setembro de 1986, o CTG Chilena de Prata, a segunda entidade tradicionalista da cidade, juntamente com o pioneiro, o CTG Campeiros do Sul, buscou pela primeira vez a Chama Crioula, na Ponte da Figueira, em Viamão. A Chama veio diretamente para o CTG Chilena de Prata, que ainda estava em construção (esteios cravados e com parte do telhado) e ficou até o dia 17 de setembro, sendo depois levada até o CTG Campeiros do Sul, sendo extinta no dia 20, data magna farroupilha. Nos anos posteriores, a Chama Crioula também era buscada em Viamão, nas Trincheiras dos Farrapos. Mas no ano de 1997, em reunião, em conjunto com os patrões e os campeiros da cidade, sob o comando de Élio Lemes, ficou decidido que em todos os anos, os tradicionalistas de Alvorada iriam homenagear algum lugar histórico do Rio Grande do Sul, trazendo a casco de cavalo para a nossa cidade a Chama Crioula para os festejos da Semana Farroupilha. E tudo começou no ano de 1998. 1 – Rumo a São Sepé (1998) – primeira cavalgada ninguém esquece, e o local histórico escolhido foi a Fazenda Boqueirão, onde arde um fogo de chão, de forma ininterrupta, há mais de 210 anos, mantido por uma família, de geração em geração. 2 – Homenagem à Anita Garibaldi – 1999 - os tradicionalistas locais se deslocaram até Mostardas, por ser naquele ano lembrada a morte de Anita Garibaldi, falecida há 150 anos e por ser Mostardas o local que viu o seu filho Domenico Menotti Garibaldi nascer. Bueno! Continuaremos na próxima edição.


DO RIO DE JANEIRO PARA O MUNDO

Ter, 20/08/2013 por Valdemar Engroff

Nos pagos do Rio de Janeiro, no dia 12 de agosto de 2011, nasceu um sítio que eu comparo com o primeiro CTG do mundo – o 35 CTG, pois, o seu conteúdo e o seu formato, "são de modelo a toda terra....". Em uma dedicação que o carioca da gema Valmir Gomes, nascido, criado e aquerenciado naqueles pagos faz pela cultura do Rio Grande, não tem comparação. Este sítio nasceu depois que ele bebeu a água de um poço do Rio Grande. Primeiramente quando fez um trabalho escolar sobre a cultura do nosso Estado. Depois, foi se aprofundando a cada setembro, quando vinha pros festejos farroupilhas na capital gaúcha e em duas oportunidades na capital da solidariedade. Como ele mesmo diz, "o tradicionalismo está no meu sangue, por isso, estarei sempre fazendo o que posso para levar informações aos quatro cantos deste país". Te convido para dares uma camperiada no belo sítio do Valmir. Para isso, basta abrires as porteiras clicando em www.ocariucho.com.br.

CTG Amaranto Pereira

No próximo domingo – dia 25 de agosto, no galpão do CTG Amaranto Pereira, por volta do meio-dia, teremos almoço das invernadas mirim, juvenil e campeira. Na ocasião teremos a formalidade da entrega das faixas e crachás das prendas e peões, que recentemente fizeram o concurso interno. Estes peões e estas prendas vão representar a entidade nos eventos tradicionalistas do CTG, nos outros CTGs, nos eventos administrativos, artísticos e culturais da Subcoordenadoria, da 1ª RT e do MTG. No cardápio, feijoada completa com acompanhamentos ao valor de apenas R$ 10,00. Além disso, teremos também apresentação das invernadas mirim e juvenil. Contatos com o patrão Orlando pelo fone 9638-1879.


CTG BENTO GONÇALVES DA SILVA

Ter, 13/08/2013 por Valdemar Engroff

Estão abertas as porteiras do 6º Festival Sócrates de Arte e Tradição, que será realizado no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva, nos dias 16, 17 e 18 de agosto de 2013. Eis a programação:

Dia 16 de agosto - sexta-feira:

12h - início da avaliação do acampamento
19h30min - Início concurso mais prendada prenda e peão
20h30min - solenidade oficial de abertura do evento

Dia 17 de agosto sábado:

8h - hasteamento | 9h - declamação prenda / peão
10h - bocha trio (feminino) 12h - almoço
14h - intérprete solista vocal peão e prenda
17h - chula 18h - arriamento das bandeiras
18h30min - danças gaúchas de salão 19h - danças tradicionais de par

Dia 18 de agosto domingo:

8h - hasteamento das bandeiras
9h - bocha trio (masculino) / Truco
9h30min danças tradicionais mirim e xirú
12h - almoço 14h - danças tradicionais juvenil e adulta 18h - arriamento das bandeiras
19h - encerramento e avaliação dos acampamentos
21h - horário provável para entrega dos prêmios
Contatos, informações e inscrições com o patrão Aldo pelo fone (51) 8048-9837; com José Antônio pelo fone (51) 8607-8023 ou ainda com Ivana Rodrigues pelos fones (51) 9302-7951 e 8519-3595. Também por chasque eletrônico: email:ivana.tche@gmail.com. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada, em Alvorada.

ACENDIMENTO DA CHAMA CRIOULA 2013

Neste final de semana, oficialmente começam os festejos farroupilhas em nosso Estado, com o acendimento da Chama Crioula. Em Congresso Tradicionalista deste ano, realizado em janeiro, a comunidade de Santo Amaro do Sul, município de General Câmara, na 2 RT/RS, teve a sua proposta aprovada no conclave, pois o local foi palco de batalhas da Guerra dos Farrapos e também, permanece aceso um candeeiro, de forma ininterrupta, desde 1814, donde ser retirada uma centelha, que vai iluminar o fogo da tradição em todo o nosso Estado e no Sul do Brasil.


O RODEIO DO CTG SENTINELAS DO PAGO

Ter, 23/07/2013 por Valdemar Engroff

No último final de semana (12 a 14 de julho) o CTG Sentinelas do Pago promoveu o seu rodeio artístico e Cultural Beno Scherner – 8ª edição do evento, que simplesmente teve que encerrar as inscrições no meio da semana anterior, devido ao grande número de inscritos, em todas as modalidades. Este foi até o momento o maior rodeio da cidade e é sério candidato a ser o maior de 2013, pois temos muitos eventos deste naipe na cidade até dezembro. Está de parabéns a patronagem e todos os departamentos do CTG Sentinelas do Pago, que é uma das poucas entidades tradicionalistas locais que utiliza tão bem as ferramentas disponíveis nas mídias sociais (leia-se Facebook e blog www.sentinelasdopago.blogspot.com).

CHARLA DA SUBCOORDENADORIA

Com o incêndio da boate Kiss de Santa Maria, aumentou a fiscalização em todos os segmentos da sociedade, onde, em nossa cidade, todos os CTGs foram notificados, e com prazos para se enquadrar nas normas de prevenção contra incêndios, gerando custos elevados nas nossas entidades tradicionalistas. E para levar adiante estas melhorias, muitos eventos foram realizados desde então, com a participação de todos os CTGs e apoio incondicional da Subcoordenadoria. E na próxima terça-feira, dia 23 de julho, a Subcoordenadoria local vai realizar reunião extraordinária no CTG Bento Gonçalves da Silva, com o objetivo de fazer um balanço do último evento. Contatos com o Subcoordenador Giovani pelo fone (51) 9149-4977. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada.

CTG BENTO GONÇALVES DA SILVA

Já se abriram as porteiras para o 6º Festival Sócrates de Arte e Tradição, que será realizado no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva, nos dias 16, 17 e 18 de agosto de 2013. Contatos, informações e inscrições com o patrão Aldo pelo fone (51) 8048-9837; com José Antônio pelo fone (51) 8607-8023 ou ainda com Ivana Rodrigues pelos fones (51) 9302-7951 e 8519-3595. Também por chasque eletrônico: ivana.tche@gmail.com. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada, em Alvorada.


CTG BENTO GONCALVES DA SILVA

Ter, 09/07/2013 por Valdemar Engroff

Dia 30 de junho, com seguimento aos domingos à noite, iniciou no CTG Bento Gonçalves da Silva, curso de danças gaúchas de salão (fandango), que é ministrado por Marcelo Otto e Claudia, da Academia de Danças Alma Crioula. As inscrições continuam abertas. Contatos com os instrutores pelos fones (51) 3442-3260 ou (51) 8406-8566. Não é necessário ser integrante do CTG, pois o curso é uma das principais portas de entrada para o tradicionalismo. O CTG fica na Rua Miamão, 1249.

CTG SENTINELAS DO PAGO PROMOVE RODEIO

O CTG Sentinelas do Pago convida as entidades tradicionalistas de Alvorada, da 1ª Região Tradicionalista e de todo o Rio Grande, para participar do 7º Rodeio Artístico e Cultural Beno Scherner, que será realizado nos dias 12, 13 e 14 de julho em seu galpão. Eis a programação: Dia 12 de julho – sexta-feira: às 19h – solenidade oficial de abertura do evento. Dia 13 de julho – sábado: 08h – Hasteamento das bandeiras 08h30min – Declamação 12h – Almoço 14h – Causo / Tava 15h – Interprete vocal 15h30min – Tetarfe 18h – Arriamento das bandeiras 18h – Dança de fandango 19h – Dança de par Dia 14 de julho – domingo: 08h – Hasteamento das bandeiras 08h30min – Danças Tradicionais Mirim, Xirú; Escova 09h – Bocha Campeira 10h – Truco 12h – Almoço 14h – Danças Tradicionais juvenil e Adulta. 18h – Arriamento das bandeiras 20h – Entrega dos Resultados As inscrições podem ser feitas e confirmadas pelo Facebook do CTG (https://www.facebook.com/ctgsentinelasdo.pago). Informações pelos fones (51) 8431-1358 (Fabi Thomaz) ou (51) 8545-0180 (Fabi Veleda). O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, em Alvorada / RS.

CHASQUE DA COORDENADORIA DA 1ª RT/RS

A Coordenadoria da 1ª Região Tradicionalista do RS informa que no dia 13 de julho, no galpão do CTG Setembrina dos Farrapos teremos: a partir das 10h, a apresentação dos projetos de ação social (SAT), desenvolvidos pelas entidades que irão concorrer na etapa regional do Enart; na parte da tarde, será realizado o 4º Encontro Regional de Patrões. O CTG fica na Rua São Gabriel, 415, em Viamão.


DOIS BONS EXEMPLOS DO PIONEIRO 35 CTG

Ter, 25/06/2013 por Valdemar Engroff

Todas as entidades tradicionalistas que tem como objetivo ser casas de bailes estarão fadadas a desaparecer ou vão ter que mudar de nome e se tornar bailões. Por isso, nos CTGs, Piquetes e similares, em primeiro lugar, cultuamos as tradições do nosso Estado e de acordo com o artigo 1º da Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista, nos colocamos à disposição do Estado – isto quer dizer, nos colocamos à disposição da sociedade onde esta entidade tradicionalista está inserida (bairro, cidade, região). Louvável e com merecidos aplausos para as duas propostas de eventos que vão acontecer no galpão do 35 CTG. Ambos se confundem e são de alta relevância e inclusão social. No dia 06 de julho inicia um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A duração será de três meses, sendo realizado aos sábados, das 14hs às 17h, na sala do Conselho de Vaqueanos da entidade. Os valores são de R$ 250,00 à vista ou então R$ 100,00 mensais, estando incluídos os polígrafos, as aulas, a música, e a língua de sinais para conversação com surdos. O curso será ministrado por Leda Salvi, Informações pelos fones (51) 3336-0035 e/ou (51) 8588-2924. A outra oportunidade que o 35 CTG oferece para a sociedade é a criação da sua invernada de danças direcionada para surdos. Seu chasque diz: "já quebramos todas as barreiras.... se você tem deficiência auditiva, venha dançar na invernada de surdos". Os ensaios acontecem aos sábados, das 9h às 11h. Contatos com a professora Leda pelo fone (51) 9371-6127.

CTG AMARANTO PEREIRA

A patronagem do CTG Amaranto Pereria boleia a perna e convida a gauchada para particpar nas sextas-feiras, do tradicional jantar campeiro. No dia 21 de junho, iniciou o tradicional curso de danças gaúchas de salão (fandango) – que continua com as inscrições abertas (se inscreva e participe). O curso será ministrado por Machado e Libra Severo. Contatos com os instrutores pelos fone 8442-5833 ou 3364-5883 (à noite) ou pelo chasque eletrônico librasev@hotmail.com. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.

EVENTO NACIONAL PRA XIRUZADA

Um evento direcionado pros veteranos, pra xiruzada do Rio Grande e do Brasil, está na programação do CTG Rancho da Saudade. É o 1º Festival nacional de Veteranos, que será realziado no seu galpão nos dias 29 e 30 de junho. Teremos como atrações as seguintes modalidades: danças tradicionais ( além da melhor entrada e melhor saída); declamação, intérprete vocal, chula, truco, danças de par. Na modalidade danças tradicionais, bons prêmios em dinheiro, do primeiro ao décimo lugar. Contatos com o partão Vallandro pelo fone (51) 9808-3332. O CTG fica na Av. Frederico Ritter, 2.626, cidade de Cachoeirinha.


CTG BENTO GONÇALVES DA SILVA

Ter, 11/06/2013 por Valdemar Engroff

No dia 20 de junho, às 20h, teremos em Alvorada mais um grande evento cultural, onde Cesar Tomazzini Liscano vai proferir uma palestra no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva, onde vai abordar "Jovem Tradicionalista, Atitude e Compromisso". O convite é para todos os CTGs e Piquetes da nossa cidade e seus respectivos departamentos culturais, para que participem, levando os jovens das suas entidades. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada.

CTG AMARANTO PEREIRA

A patronagem do CTG Amaranto Pereria boleia a perna e convida a gauchada para particpar nas sextas-feiras, do tradicional jantar campeiro. E no dia 21 de junho, inicia o tradicional curso de danças gaúchas de salão (fandango). O curso será ministrado por Machado e Libra Severo. Contatos com os instrutores pelos fone 8442-5833 ou 3364-5883 ou pelo chasque eletrônico librasev@hotmail.com. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.

JOCA MARTINS NO FILME DE PAULINHO MIXARIA

Um time repleto de grandes cantores da cultura regionalista gaúcha foi convocado para participar do filme "As aventuras de Paulinho Mixaria". Um desses cantores é Joca Martins, que ao lado do comediante Paulinho Mixaria ajudará a fazer uma comédia rural. Além de Joca participam também Berenice Azambuja, Gaúcho da Fronteira, Odilon Ramos, Renato Borghetti, Walter Morais e Wilson Paim. As cenas estão sendo gravadas na zona rural de Gramado (RS). Paulinho Mixaria faz questão de dizer que ninguém irá ver Joca Martins e os outros músicos cantando, mas sim, fazendo graça. O filme será voltado para as crianças e toda a família. A produção é do próprio Paulinho Mixaria e o resultado final será exibido em cidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. A renda obtida nas sessões será doada para entidades sociais. Chasque de Daiana Silva – Assessora de Imprensa de Joca Martins.

CTG SENTINELAS DO PAGO

Dentro da programação de aniversário do CTG Sentinelas do Pago, teremos no dia 15 de junho do grande baile de aniversário com jantar (churrasco), com animação do Grupo Tira Lasca. E nos dias 12, 13 e 14 de julho, será realizado o 8º Rodeio Artístico e Cultural Beno Sherner. A programação do rodeio já está no galpão virtual do CTG. Basta abrir as porteiras clicando em www.sentinelasdopago.blogspot.com


CHARLA DA SUBCOORDENADORIA

Ter, 04/06/2013 por Valdemar Engroff

O próximo encontro mensal da Subcoordenadoria de Alvorada vai acontecer no dia 04 de junho no galpão do CTG Sentinelas do Pago. Contatos com o Subcoordenador Giovani pelo fone (51) 9149-4977. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 256, no bairro Maria Regina.

PALESTRA SOBRE O TEMA DA SEMANA FARROUPILHA

Não percam no dia 06 de junho, às 20h30min, no galpão do CTG Sentinelas do Pago, um evento cultural que nos remete para os festejos farroupilhas deste ano. Será uma palestra onde vai ser abordado o tema dos festejos deste ano: "O Rio Grande do Sul no Imaginário Social", sendo palestrante Rogério Bastos. Contatos com Fabiana Thomaz pelo fone (51) 8431-1358; com patrão Rubens pelo fone (51) 8550-6576 ou com Fabiana Veleda pelo fone (51) 8545-0180. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 265, no bairro Maria Regina, Parada 56.

O NOVO GALPÃO DA CBTG

Na última sexta-feira – dia 24 de maio, a Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha – a CBTG, por volta das 17h, em cerimônia, tomou posse da nova sede (fixa), no mesmo prédio cedido em comodato à Coordenadoria da 1ª Região Tradicionalista do RS, no Bairro Tristeza, em Porto Alegre. A CBTG congrega os MTGs (federações) do país (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazônia Ociedental, Federação Tradicionalista do Planalto Central, União Tradicionalista do Noreste e a União Tradicionalista do Rio de Janeiro). Estas federações congregam juntas em torno de 3.000 enitdades tradicionalistas filiadas.

ROGÉRIO KLIPPEL

Depois do lançamento do seu primeiro CD "Campeiro e Apaixonado", com um grande fandango no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva, Rogério Klippel vai divulgando a sua agenda: no dia 08 de junho, junto com o Grupo Tranco Fandangueiro, estará participando do fandango no galpão do CTG Tropeiros do Morro Grande, em Águas Claras, em Viamão. E no dia 06 de julho, num grande espetáculo gauchasco, estará se apresentado no galpão do CTG Sentinelas do Pago, em nossa cidade.


43ª CIRANDA CULTURAL DE PRENDAS

Ter, 13/05/2013 por Valdemar Engroff

Bueno! O Movimento Tradicionalista Gaúcho, a 18ª Região Tradicionalista do RS e a cidade tradicionalista de Santana do Livramento boleiam a perna e te abrem as porteiras para neste mês de maio, mais precisamente entre os dias 16 a 18 de maio, quando serão recepcionadas dezenas de prendas candidatas a um sonho: a almejada faixa de ser prenda do Estado do Rio Grande do Sul. Santana do Livramento tem a honra de sediar um dos maiores eventos do MTG por ser a cidade da prenda estadual Raquel Pereira Pinheiro, representante do CTG Fronteira Aberta, daquela cidade da fronteira.

LANÇAMENTO DO CD DE ROGÉRIO KLIPEL

Bueno! Será no dia 18 de maio, no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva, o lançamento do primeiro CD solo de Rogério Klipel, sob o título "Campeiro e Apaixonado". Será um grande jantar-baile com o apadrinhamento no palco do Grupo Querência Missioneira. E no tablado um grande espetáculo de boleadeiras do Fajardo. Informações e ingressos pelos fones (51) 9908-5569; (51) 9222-5668; (51) 8434-7826 ou (51) 3442-3880. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada.

SURGE UM NOVO CTG EM SÃO PAULO

A cidade de Indaiatuba tem recebido uma grande leva de Gaúchos nos últimos anos, especialmente devido às transferências de equipes feitas por algumas empresas do Sul. Como não poderia ser diferente, a gauchada se reuniu e fundou na cidade o CTG Tropeiros de Indaiá. O nome se deve história da cidade, marcada por tropeiros que conduziam tropas de gado oriundas do estado do Rio Grande do Sul para a região, e ao nome da própria cidade com influência indígena. A entidade conta com cerca de 100 associados e está em processo de registro do seu CNPJ. Estão sendo iniciadas as atividades com as Invernadas de dança Mirim e Adulta e grupos de declamação. Ainda sem sede própria, a entidade trabalha em parceria com a Secretaria de Cultura do município e com os demais grupos étnicos. Para alegrar a gauchada, o CTG está promovendo seu primeiro Fandango, que vai ocorrer no dia 25/05/2013 com animação do grupo Folclore Nativo e para o qual convida a todos para virem gastar a sola das botas. A patronagem envia seu chasque a todos os tradicionalistas do Estado de São Paulo e se coloca à disposição para maiores informações. Contatos: Patrão Daiane Dreher (19) 9835-5434; Instrutor de danças: Rafael Boeno (19) 9935-9077. Bueno! Este chasque foi publicado no Sítio do grande amigo Valmir Gomes, dos pagos do Rio de Janeiro (RJ) – O Cariucho e o Tradicionalismo – www.ocariucho.com.br.


PARABÉNS PRIMEIRO CTG DO MUNDO

Ter, 30/04/2013 por Valdemar Engroff

Bueno! Nosso abraço aos tradicionalistas do Rio Grande, pois foi com o acendimento do primeiro candeeiro crioulo, durante os festejos da Semana da Pátria de 1947, que germinou a semente do tradicionalismo gaúcho. E o 35 CTG foi a primeira entidade da era do tradicionalismo organizado, fundada no no dia 24 de abril de 1948. Portanto, nossos parabéns aos tradicionalistas do 35 CTG, do Rio Grande e desta terra chamada mundo, pelos 65 anos de fundação, com muita cultura, tradição e folclore.

PATRONO DOS FESTEJOS FARROUPILHAS: GILDINHO

O fandango realizado dia 24 de abril, no 35 CTG, em Porto Alegre (RS), teve dupla comemoração para os integrantes do grupo Os Monarcas. Primeiro, pela oportunidade de poderem animar a festa de aniversário de 65 anos do primeiro Centro de Tradições Gaúchas criado no mundo. E na sequencia, pela felicidade em poderem compartilhar com o público da grande notícia do dia. Antes do baile, o gaiteiro Nésio Alves Corrêa, o Gildinho, líder do grupo, foi comunicado que seria o patrono dos Festejos Farroupilhas 2013. A decisão foi tomada à tarde, pela Comissão Estadual do evento. Durante o baile, no 35 CTG, Gildinho convidou Rogério Bastos, assessor de imprensa do MTG - Movimento Tradicionalista Gaúcho, para subir ao palco e dar a notícia aos presentes. Atento às palavras anunciadas pelo representante do Movimento, o gaiteiro, de 71 anos, não conseguia esconder a felicidade de ter sido agraciado com tamanha homenagem. "É uma alegria imensa. Estou muito feliz. Farei tudo o que for preciso para corresponder à altura esse compromisso. É uma honra receber essa homenagem tão importante para a cultura e para o povo gaúcho", diz Gildinho. Em nota publicada hoje à tarde, pela assessoria do MTG, a Comissão Estadual diz que escolheu Gildinho para ser o patrono dos festejos farroupilhas do RS "por sua trajetória que honra a musicalidade regionalista do estado, suas atitudes, personalidade e carisma com o público". Gildinho, que já conquistou a Medalha do Mérito Farroupilha, o Troféu Guri e indicações a prêmios nacionais, como o Sharp, juntamente com Os Monarcas, também figurou entre os grupos musicais mais lembrados pelos gaúchos, segundo pesquisa da Revista Amanhã. Agora, ele se junta ao elenco de homenageados como Luiz Menezes, Paixão Côrtes, Nico Fagundes, Wilmar Winck de Souza, Telmo de Lima Freitas, Rodi Borghetti, Alcy Cheuiche e Nilza Lessa. Chasque de Daiana Silva, assessora de imprensa dos Monarcas.


1º FUTCHEBOL DE BOMBACHAS DE ALVORADA

Ter, 23/04/2013 por Valdemar Engroff

Bueno! O CTG Chilena de Prata, juntamente com os demais CTGs e Piquetes da nossa cidade, boleia a perna e convidam a gauchada para participar e prestigiar o 1º FUTCHÊBOL de Bombacha Alvoradense, que será realizado no dia 28 de abril, a partir das 9h (depois do café de do mate....). A indumentária exigida será a bombacha e o chinel campeiro, alpargatas, ou pé-no-chão, chinelo de dedo (opcional), com camisa de botão e lenço; o valor da inscrição será de apenas R$ 10,00 com direto ao almoço; a quantidade de jogadores será um goleiro mais cinco na linha. Nas regras, observar que ao fazer gol, não entrar mato adentro; não é necessário fazer parte de nenhum CTG; as inscrições vão até o dia 27 de abril, no galpão do CTG Chilena de Prata; idade mínima exigida de 15 anos (não é exigida idade máxima....). Contatos pelos fones (51) 3483-9286 ou (51) 9307-3767. O objetivo da renda é prover adequações necessárias aos PPCI's dos CTGs de Alvorada. O evento será realizado na cancha de rodeios do CTG Chilena de Prata.

OFICINA DE ARTESANATO

Bueno! A patronagem do CTG Sentinelas do Pago, juntamente com o seu Departamento Cultural convidam os apreciadores do artesanato gaúcho para participar da oficina de artesanato, que será realizada todas as segundas-feiras das 14h às 17h e nas terças das 19h30min às 21h. O valor da inscrição será simbólico (apenas R$ 5,00 por pessoa). As aulas será gratuitas e no final, os participantes terão direito a um certificado. As aulas serão ministradas pela professora Rosane. Mais informações com a Fabiana pelo fone (51) 8431-1358.

ACADEMIA DE DANÇAS ALMA CRIOULA

Bueno! A patronagem do CTG Bento Gonçalves da Silva e a Academia de Danças Alma Crioula, dos amigos Marcelo Otto e Claudia, convidam os amigos de Alvorada e imediações, para participar do Curso de Danças Gaúchas de Salão. O curso vai iniciar no dia 21 de abril, às 19h, com seguimento neste horário nos domingos. Contatos com os instrutores pelos fones (51) 3442-3260 ou (51) 8406-8566. As inscrições continuam abertas. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada.

ACADEMIA ESTAMPA GAÚCHA

Bueno! Os instrutores Caio e Luciane, da Academia de Danças Estampa Gaúcha e o CTG Coxilha Aberta, te convidam para participar dos cursos de fandangos programados para: a partir do dia 14 de abril, com seguimento aos domingos, às 20h30min, do curso básico; a partir do dia 21 de abril, também aos domingos, às 17h, do curso avançado. Contatos com os instrutores pelo fone (51) 9143-7166. O CTG fica na Rua Silvestre Félix Rodrigues, 1285, no bairro Costa e Silva, em Porto Alegre.


ACADEMIA DE DANÇAS ALMA CRIOULA

Ter, 17/04/2013 por Valdemar Engroff

Bueno! A patronagem do CTG Bento Gonçalves da Silva e a Academia de Danças Alma Crioula, dos amigos Marcelo Otto e Claudia, convidam os amigos de Alvorada e imediações, para participar do Curso de Danças Gaúchas de Salão. O curso vai iniciar no dia 21 de abril, às 19h, com seguimento neste horário nos domingos. Contatos com os instrutores pelos fones (51) 3442-3260 ou (51) 8406-8566. As inscrições continuam abertas. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada.

ACADEMIA ESTAMPA GAÚCHA

Bueno! Os instrutores Caio e Luciane, da Academia de Danças Estampa Gaúcha e o CTG Coxilha Aberta, te convidam para participar dos cursos de fandangos programados para: a partir do dia 14 de abril, com seguimento aos domingos, às 20h30min, do curso básico; a partir do dia 21 de abril, também aos domingos, às 17h, do curso avançado. Contatos com os instrutores pelo fone (51) 9143-7166. O CTG fica na Rua Silvestre Félix Rodrigues, 1285, no bairro Costa e Silva, em Porto Alegre.

OS MONARCAS PREPARAM NOVO CD

Bueno! De acordo com a assessora de imprensa dos Monarcas Daiana Silva, "Gildinho e os demais integrantes do grupo Os Monarcas estão preparando um novo CD para os seus fãs e principalmente para quem admira as letras do compositor João Alberto Pretto. Os integrantes têm realizado encontros semanais no estúdio, em Erechim (RS), para selecionar as músicas e trabalhar nos arranjos. O grupo já gravou um CD com músicas do compositor João Alberto Preto. Esta será a segunda fez que terá a participação especial do músico Pedro Neves. A estimativa é que o novo trabalho seja lançado em junho deste ano pela gravadora Acit".

BOCHINCHO VIRA CURTA METRAGEM

Bueno! A um bochincho certa feita, fui chegando de curioso, que o vicio é que nem sarnoso, nunca para nem se ajeita. Baile de gente direita, vi de pronto que não era, na noite de primavera, gaguejava a voz dum tango e eu sou louco por fandango, que nem pinto por quirera...... estes são os versos iniciais de uma das maiores obras do maior dos pagadores: Jayme Caetano Braun. A notícia que chegou é que o diretor Frederico Bonaniestá está de volta à capital de todos os gaúchos, depois de trabalhar por uma década na TV Globo e por aqui adquiriu os direitos para filmar em curta metragem o poema "O Bochincho", que deverá estar pronto e ser lançado no segundo semestre deste ano. Portanto, aguardemos ansiosamente para ver o Bonchincho em imagens.


ACADEMIA DE DANÇAS ALMA CRIOULA

Ter, 12/04/2013 por Valdemar Engroff

Bueno! A patronagem do CTG Vaqueanos da Tradição e a Academia de Danças Alma Crioula de Alvorada, capitaneada por Marcelo Otto e Claudia, te convidam para participar do curso de danças gaúchas de salão a partir do dia 02 de abril, com seguimento nas terças-feiras, no novo galpão do CTG, na Rua Caio Brandão de Melo, 250, no bairro Humaitá, em Porto Alegre. Contatos com os instrutores pelos fones (51) 3442-3260 ou (51) 8406-8566.

LANÇAMENTO DO CD CAMPEIRO E APAIXONADO

Bueno! Rogério Klippel, grande músico de Alvorada te convida para participar no dia 06 de abril, no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva, do grande espetáculo de lançamento do seu CD solo "Campeiro e Apaixonado". O evento será apadrinhado com um grande baile gaúcho que vai ser animado pelo Grupo Querência Missioneira – grupo que teve recentemente o Rogério como vocalista. O evento vai acontecer no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva, na Rua Viamão, 1249. Compre seu ingresso na loja Q'Tal Tchê Pilchas, na Av. Getúlio Vargas, em Alvorada/RS.

PRIMEIRO ENCONTRO CAMPEIRO TCHÊ PIÁ

Bueno gauchada amiga! No dia 14 de abril, nas dependências campeiras do CTG Amaranto Pereira, será realizado o maior evento de integração, promovido por todas as entidades tradicionalistas da cidade – CTGs e Piquetes. O objetivo do evento é arrecadação financeira para podermos implantar os sistemas de segurança exigidos pelo Corpo de Bombeiros, em todas as entidades tradicionalistas locais, para que as funcionem na sua plenitude e dentro das regras. Será um dia de campo com temática campeira e esportes tradicionalistas para a gurizada (crianças e adolescentes até 15 anos), juntamente com o final de mais uma edição da Cavalgada Feminina de Alvorada, cuja concentração será no Piquete Parceiros da Tradição, onde será servido um macanudo café para todas as prendas. O CTG Amaranto Pereira fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve, em Alvorada / RS.

2º CANTO CAMPEIRO DE VIAMÃO É TRANSFERIDO

Bueno! Noticiamos na edição anterior nesta coluna o festival acima citado. Mas, o 2º Canto Campeiro de Viamão foi transferido para os dias 27 e 28 de abril de 2013. Consequentemente o prazo para inscrições, inicialmente previsto para 27 de março, também foi postergado para o dia 05 de abril. O evento é coordenado pelo compositor e trovador José Estivalet e será realizado nas dependências do Parque da ETA (Escola Técnica de Agricultura). Contatos pelos fones (51) 9971-7694; (51) 9669-4781; (51) 8522-1798; (51) 9123-0494; (51) 8267-3495. A ETA fica na Estrada RS 040, no Km 15, S/N, no Passo do Vigário (no caminho das praias gaúchas). Importante! A comissão organizadora do 33º Rodeio da Escola Técnica de Agricultura (ETA) comunica que o evento também foi transferido, para os dias 26, 27 e 28 de abril, para poder se adequar ao sistema de prevenção contra incêndio. Este evento também estava programado para os dias 12, 13 e 14 de abril.


CHASQUE DO CTG CHILENA DE PRATA

Ter, 12/03/2013 por Valdemar Engroff

Informamos a todos que cancelamos o Jantar-baile dos 28 anos do CTG Chilena de Prata por cautela, visto que, embora tenhamos o PPCI (Plano de Prevenção de Combate a Incêndio), o Corpo de Bombeiros solicitou algumas adaptações que não teríamos tempo hábil para realizá-las antes do evento, que seria: abrir mais duas portas de emergência de 2m cada uma e colocar barras de pânico em todas as portas de saída, equipamento este, disponível e instalada por empresa de Porto Alegre.

Também não haveria possibilidade de transferir para outro local tradicionalista de Alvorada, porque todas as entidades foram notificadas pelo Corpo de Bombeiros em reunião no dia 28/02 na sede da SMIC.

Portanto assim como em outros municípios os CTGs estão impossibilitados de realizar eventos de grande aglomeração de pessoas, dada a reavaliação da lei vigente em função do ocorrido na Boate Kiss em 27/01. Chasque de Sérgio Spíer, patrão do CTG Chilena de Prata, publicado no sítio Facebook do CTG. Abra as porteiras: https://www.facebook.com/home.php#!/chilenadeprata.ctg

CAMPO BOM AGUARDA O RIO GRANDE

Bueno! O campeirismo do Rio Grande estará rumando até Campo Bom, na 30ª Região Tradicionalista do RS, pois nos dias 14 a 17 de março, vão acontecer nesta cidade os seguintes eventos:

1 - 25ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul – FECARS

2 - 22º Jogos Tradicionalistas

3 – 14º Seminário da Cultura Campeira

4 – 26º Seminário Estadual de Prendas e Peões

Estes são eventos oficiais do MTG/RS, direcionados ao campeirismo do nosso Estado e serão realizados no Parque do Trabalhador. Contatos pelo fone (51) 3223-5194 (MTG). Mais informações, abra as porteiras clicando em www.mtg.org

CTG SENTINELAS DO PAGO

Bueno! O CTG Sentinelas do Pago, assim como todos os demais CTGs da nossa cidade, também foi notificado pelos Bombeiros e teve que fazer melhorias, visando a segurança dos frequentadores. E isso aconteceu no dia 10 de março, domingo, em forma de mutirão, com a participação da patronagem, conselho, invernadas artísticas e campeira, além de integrantes da comunidade.

CTG BENTO GONÇALVES DA SILVA

Bueno! Assim como aconteceu com o CTG Chilena de Prata (que cancelou o seu baile do 28º aniversário que seria no dia 09 de março), a patronagem do CTG Bento Gonçalves da Silva informa que o grande baile que estava programado para o dia 16 de março, pelos mesmos motivos, foi cancelado, ficando para uma próxima oportunidade.

A patronagem também informa que na próxima sexta-feira, fará um mutirão para se adequar às exigências legais, com a realização de melhorias necessárias aos frequentadores dos seus eventos, estando convocados os membros da patronagem, conselho, das invernadas artística, campeira e esportiva, além de integrantes da comunidade que queiram colaborar.


A PAZ DO PONCHE VERDE

Ter, 05/03/2013 por Valdemar Engroff

Em Poncho Verde, no final de fevereiro de 1845, foram examinados pelos republicanos os termos do documento, já assinado pelo Barão de Caxias, intitulado Convenção de paz entre o Brasil e os republicanos. O General David Canabarro, comandante-em-chefe do exército republicano, investido de poderes para representar a presidência da República, aceitou as condições. Farrapos e imperiais se reuniram no Acampamento Imperial de Carolina, em Ponche Verde, região do atual município de Dom Pedrito, para decretar a pacificação da província. Eram 12 as cláusulas da pacificação. Foram lidas em Ponche Verde no dia 25 de fevereiro, por Antônio Vicente da Fontoura.

Art. 1° - Fica nomeado Presidente da Província o indivíduo que for indicado pelos republicanos.

Art. 2° - Pleno e inteiro esquecimento de todos os atos praticados pelos republicanos durante a luta, sem ser, em nenhum caso, permitida a instauração de processos contra eles, nem mesmo para reivindicação de interesses privados.

Art. 3° - Dar-se-á pronta liberdade a todos os prisioneiros e serão estes, às custas do Governo Imperial, transportados ao seio de suas famílias, inclusive os que estejam como praça no Exército ou na Armada.

Art. 4° - Fica garantida a Dívida Pública, segundo o quadro que dela se apresente, em um prazo preventório.

Art. 5° - Serão revalidados os atos civis das autoridades republicanas, sempre que nestes se observem as leis vigentes.

Art. 6° - Serão revalidados os atos do Vigário Apostólico.

Art. 7° - Está garantida pelo Governo Imperial a liberdade dos escravos que tenham servido nas fileiras republicanas, ou nelas existam.

Art. 8° - Os oficiais republicanos não serão constrangidos a serviço militar algum; e quando, espontaneamente, queiram servir, serão admitidos em seus postos.

Art. 9° - Os soldados republicanos ficam dispensados do recrutamento.

Art. 10° - Só os Generais deixam de ser admitidos em seus postos, porém, em tudo mais, gozarão da imunidade concedida aos oficiais.

Art. 11° - O direito de propriedade é garantido em toda plenitude.

Art. 12° - Ficam perdoados os desertores do Exército Imperial. (ass.) O Barão de Caxias. ( citação da Revista Militar Brasileira, abril-junho, 1978, vol. CXIII, ano LXIV, pp. 116-117. Apud Henrique Wiederspahn, ob. cit., pp. 11-12). Assinada a paz em Ponche Verde, David Canabarro redigiu uma proclamação em que anunciava o fim da Guerra dos Farrapos. O texto tem a data de 28 de fevereiro de 1845:

"Concidadãos! Competentemente autorizado pelo magistrado civil a quem obedecíamos e na qualidade de comandante-em-chefe, concordando com a unânime vontade de todos os oficiais da força de meu comando, vos declaro que a guerra civil que há mais de nove anos devasta esse belo país está acabada.

Concidadãos! Ao desprender-me do grau que me havia confiado o poder que dirigia a revolução, cumpre-me assegurar-vos que podeis volver tranquilos ao seio de vossas famílias. Vossa segurança individual e vossa propriedade estão garantidas pela palavra sagrada do monarca e o apreço de vossas virtudes confiado ao seu magnânimo coração. União, fraternidade, respeito às leis e eterna gratidão ao ínclito presidente da Província, o ilustríssimo e excelentíssimo barão de Caxias, pelos afanosos esforços na pacificação da Província". Fonte! Blog o Léo Ribeiro de Souza: www.blogdoleoribeiro.blogspot.com


2º ENCONTRO REGIONAL DE PATRÕES/1º ENESPA

Ter, 26/02/2013 por Valdemar Engroff

Bueno! A Coordenadoria da 1ª Região Tradicionalista do RS boleia a perna e convida os patrões, prendas e peões das entidades tradicionalistas de Alvorada e Região para participar no dia 2 de março, no galpão do CTG Lanceiros da Zona Sul, do 1º ENESPA, às 10h e do 2º Encontro Regional de Patrões, a partir das 14h. Contatos pelo fone (51) 3261.3341. O CTG fica na Rua Olavo José de Souza, 469, no bairro Belém Novo, em Porto Alegre.

CHARLA DA SUBCOORDENADORIA

Bueno! A subcoordenadoria de Alvorada, capitaneada pelo Subcoordenador Giovani Lemann convida os patrões, prendas, peões e os campeiros da cidade para participar no dia 05 de março do encontro mensal da Subcoordenadoria, que será no galpão do CTG Chilena de Prata. Contatos com o Giovani pelo fone (51) 9149-4977. O CTG fica na Rua José do Patrocínio, 235, no Jardim Porto Alegre.

CTG CHILENA DE PRATA II

Bueno! A tradição e a cultura do Rio Grande, em fevereiro, nos deram gaúchos ilustres, que, neste mês aniversariam A eles os nossos parabéns. Vejamos:

1 - Dia 13: Telmo de Lima Freitas emplacou 80 anos de vida, sendo um ilustre compositor, cantor de declamador. Participou das primeiras onze edições da Califórnia da Canção Nativa, sendo campeão com a composição Esquilador na nona edição;

2 - Dia 15: Adelar Bertussi, também completou 80 anos de vida. Exímio gaiteiro. Junto com o seu irmão Honeyde fundou em 1968 o grupo de baile gaúcho Irmãos Bertussi. Ambos foram os pioneiros da música tradicionalista gaúcha;

3 - Dia 18: Jairo Reis completou 53 anos. Ligado ao nativismo é um dos grandes divulgadores dos festivais nativistas do nosso Estado e do Sul do Brasil. Diariamente apresenta o programa Ronda dos Festivais, na Rádio Rural AM 1120 de Porto Alegre;

4 - Dia 19: Edson Dutra, o grande gaiteiro, líder e fundador (em 1968), junto com Frutuoso Araújo, do grande grupo gaúcho Os Serranos. Completou 61 primaveras.


O CARNAVAL DO NORDESTINO!

Ter, 19/02/2013 por Valdemar Engroff

A mídia nacional faz um alvoroço em função do carnaval do Brasil, defendendo seus interesses que de certa forma exibe para nós e ao mundo, uma situação surrealista de que o País fica estagnado, que ninguém trabalha no período de Momo, principalmente no nordeste.

Nessa época há anos faço uma espécie de retiro espiritual, acampo com a família e amigos em alguma beira de rio gaúcho e nesse ano só não me acampei porque o nosso anfitrião adoeceu e suspendemos na última hora a pescaria, como diz o ditado, enterramos as minhocas e bem podíamos ter rumado a outro sítio, estância, mato, rio, na mesma região que tínhamos focado, em Tapes ou noutra, pois felizmente o que não falta no estado é pesqueiro e hospitalidade.

Resolvi dai radicalizar, pegar minha prenda e sai para um lado que há muito me vem há mente conhecer, o Nordeste brasileiro, até a Bahia já tinha ido, além, só do mar, por ar, para chegar à Europa.

Assim fiz, sem previsão e cá estou escrevendo a vocês nesta segunda feira de Carnaval da praia de Cabo Branco, João Pessoa, Paraíba, depois de ter ficado quatro dias em Pernambuco, no Recife, na praia da Boa Viagem, um luxo. Daqui voltaremos para Pernambuco à praia Maria Farinha, município de Paulista, mais curioso que macaco em pago novo, onde ficaremos até dia 15 quando sairemos ao aeroporto de Recife, de lá direto ao Salgado Filho, em terra firme no dia 16 de fevereiro, retomando a vida gaúcha, sem nunca ter me imaginado no vulcão carnavalesco que a mídia propaga.

Gente o que se vê na mídia não é real, o festival carnavalesco aqui como ai, é para 10% da população e turistas de todo mundo e num lugar concentrado, onde as pessoas ficam que nem sardinha em lata, mas os 90% restante do território das cidades e do nordeste é maré muito mansa e de muito trabalho.

É! em todos os lados tem cheiro de carnaval, tudo contem enfeites que dizem do momento como se fosse no Natal. As casas têm enfeites, as ruas, praças, bares, hotéis, tudo te remete ao carnaval, mas a festa está num canto com dia e hora marcada, o resto é tranquilo como água de poço ou de coco.

Eu achei que ia me ferrar, sou dos que antes de sair pergunto: Prá que lado está a confusão? E saio pelo outro, queria conhecer o nordeste, mas nunca no reino de Momo, acabei caindo de paraquedas do destino no epicentro da festança a quem sabe revelar o que a mídia não mostra, que é possível fazer um retiro espiritual no Nordeste no carnaval, ouvir Bolero de Ravel num sax e Ave Maria de Gounod ao violino na beira do Rio Paraíba, seguido de forró com as figuras de Lampião e Maria Bonita num xote, ao vivo.

O povo, está no serviço, levanta às 4 horas para chegar às 8 no trabalho, como nos conta o próprio pessoal, do bar da praia, do hotel, os ambulantes, os operários que estão no jardim dos canteiros de obras desse litoral rico, em franca evolução sócia, econômica.

A mídia é a rede que pega peixes graúdos a virem gastar no Nordeste, na Paraíba e Pernambuco onde testemunho que nem tudo e nem sempre é festa, mas é alegria de um povo simples, graças a Deus nativista, hospitaleiro e progressista. Fonte! Chasque de Dorotéo Fagundes de Abreu, de 12 de fevereiro de 2013.


AO MESTRE JAIME CAETANO

Ter, 05/02/2013 por Valdemar Engroff

De tudo de bom que o Rio Grande do Sul tem oferecido a seus patrícios, ao Brasil e ao mundo, desde sua formação, inegavelmente fora a poesia e seus poetas. Vejam que mesmo sendo um estado novo, pois o Brasil já tinha duzentos anos quando começou a se importar por estas plagas, do ponto de vista sociocultural e econômico, a cultura tomou proporções que nos levaram a ser reconhecidos além da valentia para as peleias.

Grandes poetas se desabrocharam na luz pampiana, pintando verdadeiros quadros em tela de poesia nos temas que vão do épico ao romantismo, passando pela lida, ecologia, filosofia, fanfarronadas e prazeres.

Em todos os pontos cardeais gaúchos veio a furo um desses, sempre batizados nas águas dos seus rios e como elas já se foram. No Ibirapuitã – João da Cunha Vargas e Mário Quintana; No Uruguai – Alceu Wamosy e Vargas Neto; No Jacuí – Lauro Rodrigues e Glauco Saraiva; No Guaíba – Aparício Silva Rillo; No Rio da Várzea – Guilherme Schultz Filho; No Rio Torpe – Aureliano de Figueiredo Pinto; No Piratini – Jaime Caetano Brum, todos gigantes do verso que no rodeio literário da vida terrena, fizeram armadas atiradas ao léu, enrodilhando uns aos outros aqui e no mundo espiritual.

Desses, foi no dia 30 de janeiro de 1924 que chegara de presente do céu, para nos contar em payadas quem somos e de onde viemos, era Jaime Caetano Braum que dava os primeiros berros na Timbaúva, hoje Bossoroca, antigo distrito de São Luiz Gonzaga que de lá ganhou o mundo pela excelência de sua arte que o imortalizou.

Semblante calmo, sério, compenetrado, que se movimentava sem fazer alarde, nos deixou livros e discos, com uma vasta obra que dignifica nosso estado, arrancando das missões, da lida do campo, dos rios, das matas, dos bochichos, as mais bonitas imagens poéticas, emocionando gerações, palanqueando tradições como quem sustenta um potro para ser montado dando asas ao ginete.

É assim o verso desse ilustre gaúcho brasileiro que viveu para glorificar nossa terra, abrir boçorocas de sentimento telúrico que nos mantém altivos e honrados, porque seu canto ecoa no pago como o grito de Sepé, afirmando que esta terra tinha dono.

Então Jaime, hoje aqui, mais uma vez te veneramos, te cultuamos e sempre vamos te lembrar como cultuaste no verso todos que te entregaram o Rio Grande dignamente, a que fosse cuidado e descrito pela tua lavra, que servirá eternamente de lição a este mundo que sente a tua falta, mas que ficou com a tua luz.

Para Pensar: Quem não guarda a sua cultura, perde a identidade. Fonte! Chasque de Dorotéo Fagundes de Abreu, de 05 de fevereiro de 2013.


INAUGURADA A NOVA SEDE DA 1ª RT/RS

Ter, 29/01/2013 por Valdemar Engroff

Bueno! O dia 24 de janeiro é uma data marcante para o tradicionalismo da 1ª Região tradicionalista do Rio Grande do Sul, pois, com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria Estadual da Cultura, estabeleceu-se um convênio escancarando as porteiras do prédio localizado na Rua Landel de Moura, 430, no bairro Tristeza, em Porto Alegre – a capital de todos os gaúchos.

O referido prédio sofreu reparos, feitos pela 1ª Região Tradicionalista e oficialmente neste dia 24 de janeiro foi inaugurado e entregue à sociedade, da capital gaúcha, da região e do Rio Grande do Sul, onde vão acontecer atividades administrativas, culturais, sociais, assistenciais, dirigidas á comunidade, sempre com o intuito de preservar as raízes e a essência da cultura gaúcha.

PAJADORES EM GUAÍBA

Bueno! No dia 30 de janeiro, lá pros lados de Guaíba, no galpão do DTG Berço Farroupilha, localizado no galpão dos fundos da Prefeitura Municipal, vai acontecer o Encontro de Pajadores, em homenagem ao Dia do Pajador. Estão confirmados: Adão Bernardes, Renato Kruel, Albeni Carlo de Oliveira e José Estivalet. A apresentação será por conta de Derly Silva.

O evento tem o apoio da Secretarioa de Turismo, Desporto e Cultura de Guaíba e da Associação dos Servidores Municipais de Guaíba e é uma realização do DTG Berço Farroupilha.

DIA DO PAJADOR GAÚCHO

O Dia do Pajador Gaúcho foi instituído por Lei Estadual em outubro de 2001 e é um justa homenagem ao pajador missioneiro Jayme Caetano Braun, cujo nascimento aconteceu no dia 30 de janeiro de 1924, as 8h30min, na Fazenda Santa Catarina, situada na localidade de Timbaúva, na época 3º distrito de São Luiz Gonzaga, hoje município de Bossoroca.

Mestre dos payadores: Jayme Caetano Braum é reconhecido por sua obra, que não se resumia apenas à vida material, ao dia-a-dia do peão, do tropeiro e da estância. Sintetizava-se no panorama da literatura gaúcha como um dos mais expressivos poetas do nativismo.

Payador: O termo define o repentista que recita versos de improviso. Há uma semelhança entre Payador e Trovador, porém, a trova gaúcha tornou-se mais popular, ramificando em três estilos consagrados, que são: Trova Campeira (mi-maior de gavetão), Trova de Martelo e Trova Estilo Gildo de Freitas. Enquanto a trova é cantada com acompanhamento de uma gaita, a payada é recitada ao som de um violão, basicamente em ritmo de milonga.

Payada: Não há um consenso para a origem etimológica da palavra payada, mas apenas hipóteses levantadas por pesquisadores. Alguns afirmam que a origem vem de 'payo', nome primitivo dos habitantes de Castilla, na Espanha. Outros alegam que a raiz está na denominação de 'palla', nome dado pelos Quíchuas aos grupos de índios que sentavam nas praças a cantar. Porém, apesar das incertezas quanto a origem do nome 'payada', sabe-se que seu principio está ligado aos romances e quadras medievais e renascentistas, com grande alcance popular. Esta forma de literatura oral foi trazida pelos povoadores espanhóis do território platino. Fonte! Chasque publicado no sítio do meu amigo Jairo Reis em30 de janeiro de 2012. Abra as porteiras: Jairo Reis


CTG TRADIÇÃO PEDE SOCORRO

Ter, 22/01/2013 por Valdemar Engroff

Bueno! No final do mês de dezembro, numa destas típicas tempestades de verão, após um dia mormacento, ao final da tarde, veio a chuva, acompanhada por uma vendaval. E o "premiado" foi mais uma vez o galpão do CTG Tradição, pois, com este evento promovido pela natureza, o telhado foi totalmente arrancado.

A comunidade se mobilizou e está reconstruindo o galpão, mas a patronagem pede socorro e solicita doações, tais como pregos, madeira, telhas e até mão de obra para ajudar da reconstrução. Portanto, existem as formas de ajudar. Basta entrar em contato com o patrão Nilson pelo fone (51) 9696-4317. O CTG fica na Av. Ido Meneghetti, no bairro Jardim Aparecida.

POSSE DA COORDENADORIA DA 1ª RT/RS

Bueno! A 1ª Região Tradicionalista do RS boleia a perna e convida os tradicionalistas para participar no dia 25 de janeiro – sexta-feira, da posse da Coordenadoria 2013, a partir das 20h, no galpão do CTG Chimangos. Nesta mesma data e local, será realizado o primeiro encontro regional de patrões deste ano. Portanto, estão convidados todos os patrões, prendas e peões, tanto para a posse, bem como para o Encontrão. Informações com Nairo Callegaro pelo fone (51) 9982-3498. O CTG Chimangos fica na Rua Rafael Clarck, 620, me Porto Alegre.

CHASQUE DA SUBCOORDENADORIA

Bueno! Depois de ser o Subcoordenador de Alvorada de 2009 a 2011, Giovane Lemann ficou afastado desta função no ano passado, função esta exercida por Luiz Claudio Dipp. Mas neste ano, Giovani voltou s ser, como ele mesmo diz, "o subcoordenador dos tradicionalistas de Alvorada". E no dia 14 de janeiro aconteceu a primeira charla de patrões no galpão do CTG Amaranto Pereira, onde foi alinhavado com os presentes um esboço de calendário, onde, em termos de eventos oficiais, cada entidade tradicionalista terá entre duas e três datas oficiais (a terceira data éposse festiva de nova patronagem, se houver troca de patronagem).

Giovani aproveitou a oportunidade e apresentou os nomes de sua equipe de trabalho, onde Yvete Lemann será a secretária; Adair da Silva Rocha será o diretor artístico e cultural; o Cristiano o diretor dos esportes tradicionalistas; o Jair o diretor campeiro e Valdemar Engroff será o responsável pela divulgação.

Nesta mesma reunião já foi elaborado o calendário dos encontros da Subcoordenadoria, sendo que estas acontecerão sempre na primeira terça-feira de cada mês, a saber:

- Dia 05 de fevereiro – no CTG Amanhecer na Querência

- Dia 05 de março – no CTG Chilena de Prata

- Dia 02 de abril – no CTG Tradição

- Dia 07 de maio – no CPF O Tempo e o Vento

- Dia 04 de junho – no CTG Sentinelas do Pago

- Dia 02 de julho – no CTG Campeiros do Sul

- Dia 06 de agosto – no CTG Raça Gaúcha

- Dia 03 de setembro – no CTG Bento Gonçalves da Silva

- Dia 01 de outubro – no Piquete Parceiros da Tradição

Ficam em aberto as datas de novembro e dezembro, que serão marcadas oportunamente. Salientamos que poderão acontecer a qualquer momento reuniões extraordinárias, quando isso for necessário. Também ficou estabelecido que as reuniões da Campeira serão pela metade de cada mês e serão abertas a todos, em especial aos patrões e membros das patronagens dos nossos CTGs.


O RETORNO DE GIOVANI LEMANN

Ter, 15/01/2013 por Valdemar Engroff

Bueno! Em 2013 retornou ao posto de Suboordenador local, o tradicionalista Giovani Lemann, que substitui Luiz Claudio Dipp, que foi pra Coordenadoria Regional da 1ª RT. E o Giovani já programou a primeira Charla de Patrões, que foi realizada na última segunda-feira no galpão do CTG Amaranto Pereira e uma das primeiras atividades da sua gestão é a organização da Cavalgada da Paz, que deverá acontecer em meados de fevereiro.

Este será o quarto mandato de Giovani Lemann como Subcoordenador. Sua trajetória tradicionalista iniciou no CTG Amaranto Pereira, onde foi patrão. Foi subcoordenador nos anos de 2009, 2010 e 2011.

BERTOLINI É ELEITO PELA TERCEIRA VEZ

A 60ª edição do Congresso Tradicionalista Gaúcho realizada em Santa Maria, de sexta (dia 04) até domingo, 6, reelegeu Erival Bertolini, para presidir o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em 2013. A vitória de Bertolini foi confirmada por 259 delegados-eleitores, dos 309 votantes. A presidente do Congresso, Ilva Maria Goulart, coordenadora da 4ª RT, teve como vice-presidente o conselheiro do MTG, José Adair da Silva, representante da 24ª Região Tradicionalista (RT).

Bertolini, que concorreu pela segunda vez consecutiva com o lema 'Sempre MTG', entrou para o movimento em 1968, como sócio do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rodeio da Saudade, de Cruz Alta, e desde então ocupou vários cargos dentro do movimento. Como militar aposentado, ele afirma que tem condições para se dedicar com exclusividade nas 24 horas. O presidente reeleito diz ainda que, a atividade profissional exercida durante 30 anos, hoje permite que seja presidente por amor à causa. "O presidente do MTG é o tradicionalista Bertolini e não o sargento Bertolini. O que deste sobrou foi o salário e o que aprendi em casa e na caserna: cumprimentos de horário, palavra empenhada, fio de bigode, seriedade, simplicidade e honradez", destaca.

A solenidade de posse do Conselho diretor e também dos coordenadores, eleitos ou indicados, nas respectivas RTs, ocorreu domingo na parte da manhã, quando Flávio Antônio Rodrigues da 24ª RT também foi empossado. Entre os nomes que compõe a nova diretoria do Movimento está a venâncio-airense, Luce Carmen da Rosa Mayer que assume o cargo de diretora de cultura interna. Fonte! Chasque de Beatriz Colombelli, publicado na Folha do Mate, no dia 08 de janeiro de 2012. Abra as porteiras clicando em Folha do Mate


60º CONGRESSO TRADICIONALISTA GAÚCHO

Ter, 08/01/2013 por Valdemar Engroff

Bueno! Santa Maria, a cidade coração do Rio Grande foi palco nos dia 04 e 05 de janeiro, do Congresso Tradicionalista. É a única cidade do Rio Grande do Sul que, nas sessenta edições, foi sede três vezes (a primeira edição em 1954; a 50ª edição comemorativa em 2004 e a 60ª no último final de semana).

TEMA ANUAL DO MTG E DOS FESTEJOS FARROUPILHAS

Após a chegada da Chama crioula, vinda de Pelotas, sede do 59º Congresso, em 2012, o plenário votou a música tema do evento." Grito de Alerta", de Salvador Ferrando Lamberty e Valdomiro Maicá foi escolhida por unanimidade.

O MTG tem um novo tema anual. Foi escolhida a proposta "O MTG em defesa da saúde e bem estar do tradicionalista", de autoria da 1ª prenda da 13ª RT Taynara Moraes e Aline Rigão de Vargas, do departamento cultural desta região.

E o tema dos festejos farroupilhas aprovado pelos CTGs do estado, para 2013, foi "O Rio Grande do Sul no imaginário social", de autoria de Rogério Bastos. A proposta enfatiza uma leitura da origem do gaúcho dentro do imaginário social, onde se encontram mitos e lendas, os contos, as histórias, e podem ser representadas através da dança, do teatro, dos desfiles e de mostras folclóricas.

BERTOLINI REELEITO. CONGRESSO DE 2014 NA CAPITAL

A capital do estado receberá os tradicionalistas do Rio Grande do Sul em janeiro de 2014, ano da copa do mundo. Deverá ser um acampamento temático, para que se forme um grande debate sobre o futuro do Movimento Tradicionalista Gaúcho. 315 congressistas elegeram Porto Alegre, uma das sedes da copa, para sediar o maior conclave do MTG

Depois de um ano considerado de muito sucesso em sua gestão, Erival Bertolini, alcança seu objetivo e é eleito para seu terceiro mandato. Foram 307 votantes, sendo 259 votos à favor e 46 contra.

CHAMA CRIOULA 2013

O Congresso de Santa Maria garantiu ainda, o acendimento da Chama Crioula do estado em 2013. Será na cidade de General Câmara, no distrito de Santo Amaro do Sul, com 270 votos favoráveis.

Os chasques acima tem como fonte o sítio oficial do MTG. Abra as porteiras clicando em MTG

LANÇAMENTO DE LIVROS

Bueno! Não é de hoje que o Congresso Tradicionalista, leva na mala de garupa uma verdadeira feira do livro, com obras que são vendidas na sede da Fundação Cutltural Gaúcha. Também está sendo palco, de uns anos pra cá, de lançamento de obras do tradicionalismo. Neste congresso foram lançados dois livros.

1 – Laçando a Corrupção – uma obra do Diretor da TV Tradição e Conselheiro do MTG, José Alfredo Tessmann. É uma obra de cunho infantil, feita em parceria com o MTG e Ministério Público.

2 – Ser Patrão e Administração de CTG – de Paulo Roberto Fraga Cirne, foi lançada a 2ª edição atualizada e ampliada, agora com capítulo especial sobre o Coordenador Regional. Esta obra foi distribuída (um exemplar) por entidade tradicionalista presente no Congresso.

Mas, as duas obras, podem ser adquiridas na sede da Fundação Cultural Gaúcha, em Porto Alegre.


RESPEITEM AS MÍDIAS SOCIAIS

Ter, 25/12/2012 por Valdemar Engroff

Pois olha! Recentemente, em setembro, um servidor (CC) da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul usou o seu sítio do Facebook para falar mal dos festejos farroupilhas, torcendo por uma chuva de alagar o Rio Grande, "para acabar com este desfile babaca". A pressão foi tamanha que o servidor "fechou" o seu sítio no Facebook e foi afastado das suas funções na prefeitura.

Agora, o Deputado Federal Ricardo Tripoli (PSDB/SP) propôs o Projeto de Lei 2086/2011, que "dispõe sobre a proibição de perseguições seguidas de laçadas e derrubadas de animal, em rodeios ou eventos similares". O deputado justifica que "durante uma prova de perseguição seguida de derrubada na arena da 56º Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, um garrote teve de ser morto, em virtude da paralisia permanente provocada pelo peão que lhe quebrou a coluna vertebral". Mas sabemos que nada disso se compara a um Rodeio Crioulo ou similar do nosso Estado, de Santa Catarina e Paraná.

BO Rio Grande do Sul e o Sul do Brasil, que tem o rodeio crioulo e festa campeira, realizados nos quatro cantos, está em polvorosa. A mídia social está sendo usada com toda força e pressão pelos defensores da arte do laço e dos animais e chegou aos meios de mídia eletrônica mais sofisticados, como sítios e blogs, com destaque para o jornalista Giovani Grizotti no sítio Repórter Farroupilha, do G1 (Globo)

Torcemos para que a mídia social, que muitas fezes é usada para postagens de chacotas esportivas e outras bobagens, seja usada para compartilhamentos e curtidas em benefício e pressão pela manutenção da cultura do Rio Grande. E seguindo a pressão, o MTG se manifestou e também está pressionando. Ver chasque abaixo.

NOTA OFICIAL DO MTG: TRADIÇÃO COM PRESSÃO

O Movimento Tradicionalista Gaúcho, cumprindo com sua função de preservar o núcleo da formação gaúcha e a filosofia tradicionalista, tem acompanhado, de perto, o desenrolar das discussões referentes ao projeto de lei 2086/2011, do Deputado Federal do PSDB/SO, Ricardo Tripoli, que, para atingir seus fins, poderá acabar com os rodeios pelo Rio Grande do Sul. O assunto despertou o forte debate nas redes sociais e na mídia, em suas diversas formas, motivando o MTG a se pronunciar de forma oficial.

Depois de muitos contatos com representantes do Rio Grande do Sul, na Assembleia Legislativa do estado, na Camara Federal, com coordenadores e conselheiros do MTG, o Presidente Erival Bertolini foi contatado pelo Deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). Goergen comunicou que, o Deputado Ricardo Tripoli, ficou impressionado com a repercussão entre os adeptos das lides campeiras do Rio Grande do Sul, da qual ele não tinha a dimensão da grandiosidade destas atividades no sul do Brasil.

Jerônimo Goergen tranquilizou os tradicionalistas que, neste período não haverá andamento no projeto, pois o Congresso entra em recesso até fevereiro, mas que, receberá o Movimento Tradicionalista Gaúcho em Brasília, na 2ª quinzena de fevereiro para discutir este assunto.

É importante lembrar que, o MTG, representando seus filiados, possui um termo de ajuste com o Ministério Público do estado que estabelece normas para a realização dos rodeios crioulos, cumprindo as leis federal e estadual que tratam deste assunto, jamais permitindo maus tratos com animais. Erival Bertolini. Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho/RS. Fonte! Sítio do MTG


DESTAQUES TRADICIONALISTAS 2012

Ter, 18/12/2012 por Valdemar Engroff

Bueno! Pela primeira vez estaremos terminando o ano e premiando os Destaques Tradicionalistas no mesmo ano, pois nos anos anteriores, esta premiação era dada em abril do ano seguinte. Primeiro as premiações eram feitas na Câmara de Vereadores e a partir de 2010, nos galpões dos CTGs. Em 2012 foi no CTG Campeiros do Sul. No ano passado foi no CTG Chilena de Prata. E no próximo dia 20 de dezembro, por volta das 20h, conheceremos os Destaques Tradicionalistas deste ano, no galpão do CTG Sentinelas do Pago, que fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina. Informações com o Subcoordenador Luiz Claudio Dipp pelo fone (51) 9916-6360. Estão conclamados os tradicionalistas de Alvorada para se fazer presente nesta Sessão da Câmara de Vereadores, lá no galpão do CTG Sentinelas do Pago.

DO AMARANTO PARA O MUNDO

Bueno! Por ocasião do lançamento do primeiro CD do Grupo Marca de Campo, no dia 1º de dezembro, no galpão do CTG Amaranto Pereira, contamos com a presença ao vivo da Rádio Comunitária Santa Isabel FM 87,9 de Viamão. Sob o comando do meu amigo Celso Broda, com a assistência de sua esposa, diversas pessoas foram entrevistadas e foi feita cobertura completa deste grande baile, até a madrugada. O mundo tudo teve a oportunidade de escutar o compasso do Grupo Marca de Campo no seu computador, depois das porteiras abertas num clique www.radiosantaisabel.com.br. A repercussão também foi medida via sítio Facebook da emissora, que bombou naquela noite. Diversas mensagens de várias cidades do nosso país forma recebidas pela emissora, enchendo de satisfação os diretores da emissora, a patronagem do Amaranto e a família Marca de Campo.

60º CONGRESSO TRADICIONALISTA GAÚCHO

Bueno! Mais uma vez a cidade Coração do Rio Grande – Santa Maria vai sediar o maior evento político e administrativo do Movimento Tradicionalista Gaúcho do nosso Estado. Trata-se do Congresso Tradicionalista. Político sim, mas a política tradicionalista, pois vão ser tratados os rumos do Movimento para o ano de 2013 e também, teremos eleição para o comando, onde, segundo se sabe, Erival Bertolini vai novamente colocar o seu nome à disposição, concorrendo à reeleição.

Santa Maria, segundo nossas pesquisas será a única cidade, por enquanto, a sediar o evento por três vezes: a primeira edição em 1954, de 01 a 04 de julho, no Ponche Verde CTG; a quinquagésima edição (comemorativa), de 23 a 25 de julho de 2004, no Clube Dores e a sexagésima, será nos dias 04 e 05 de janeiro de 2013, no Centro Esportivo Municipal, Rua Appel, n° 994, Bairro Nossa Senhora de Fátima.

Lembramos que é importante a participação das entidades tradicionalistas filiadas ao MTG neste evento. Primeiro, coloque seu CTG ou piquete em dia até o dia 31 de dezembro e obtenha um baita desconto (pagamento da anuidade 2013 e, se em atraso com os anos anteriores, quite-os também). Segundo, é bom participar de um evento desta envergadura, pois é uma fonte de aprendizado para os participantes e, além disso, há uma considerável pontuação na lista destaque do CTG para o ano que recém está iniciando.... Informações pelo fone do MTG: (51) 3223-5194.


CTG UNIDOS PELA TRADIÇÃO

Ter, 11/12/2012 por Valdemar Engroff

Bueno! A patronagem do CTG Unidos pela Tradição boleia a perna e convida as entidades tradicionalistas locais e região para participar nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, no galpão e demais dependências do CTG Amanhecer na Querência, do 1º Rodeio Artístico e Cultural. Programação:

Dia 14/12 – Sexta-feira:

20h – Solenidade oficial de abertura

20h30min – Janta para as autoridades convidadas;

22h – Tertúlia livre

Dia 15/12 – sábado:

8h – Hasteamento das Bandeiras;

9h – Bocha tradicional feminina;

9h – Declamação prenda (mirim, juvenil, adulta e chinoca); declamação peão (mirim, juvenil, adulta e xirú);

12h – Almoço;

13h – Continuação declamação;

14h – Tava e tetarfe;

15h – Chula mirim, juvenil e adulta;

18h – Arriamento das bandeiras;

18h30min – Danças Gaúchas de Salão – mirim, juvenil, adulta e chirú;

20h – Danças Tradicionais de par – mirim, juvenil, adulta e chirú.

Dia 16/12 – domingo:

8h – Hasteamento das bandeiras;

9h – Truco trio e bocha Sul Americana masculina;

9h30min – Bocha tradicional masculina; truco trio;

12h – Almoço;

14h – Danças Tradicionais Juvenil e Adulta; Tava (trio) e Tetarfe (trio);

18h – Arriamento das Bandeiras;

19h – Horário provável para a entrega dos resultados.

Informações com Lisete Quadros - (51) 9146-7653; Andreia Nascimento (51) 9221-7662; Patrão Paulo – (51) 7815-0647; Capataz Lauri – (51) 9601-2798. O CTG Amanhecer na Querência fica na Rua Tramandaí 76, no bairro Jardim Alvorada

REGULAMENTAÇÃO DAS CAVALGADAS NO RS

Protocolado projeto de lei que regulamenta cavalgadas no RS. O deputado estadual Ernani Polo (PP) protocolou hoje na Assembleia Legislativa do estado um projeto de lei para regulamentar a realização de cavalgadas no Rio Grande do Sul. A proposta, que abrange também atividades equestres de policiamento, esportivas e terapêuticas, reconhece o "direito de andar a cavalo" e cria regras e proibições envolvendo a atividade. Prevê fornecimento de água, alimentação e descanso do início ao fim do trajeto. E ainda reconhece a Cavalgada do Mar, a maior do estado, como integrante do Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul. Fonte! Chasque de Giovani Grizotti, publicado no Sítio Reporter Farroupilha (G1). Abra as porteiras: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/reporter-farroupilha/platb


CTG CAMPEIROS DO SUL

Ter, 04/12/2012 por Valdemar Engroff

Bueno! A patronagem e todos os departamentos do pioneiro do CTG Campeiros do Sul, boleiam a perna e convidam as entidades tradicionalistas locais e da região, para participar nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, um do 10º Rodeio Artístico e Cultural, com vasta programação:

Dia 06/12 – quinta-feira – Abertura do Acampamento

Dia 07/12 – sexta-feira:

20h – Início avaliação do acampamento;

20h30min – Mais Prendada Prenda e Peão (mirim, juvenil, adulto, xirú)

21h30min – Sessão Solene de Abertura;

22h30min – Resultados concurso Mais Prendada Prenda e peão.

Dia 08/12 – Sábado:

8h – Hasteamento das Bandeiras;

8h30min – Declamação Masculina e Feminina (mirim, juvenil, adulta e chirú);

9h – Bocha Sul Americana feminina;

10h – Bocha Campeira Mista;

12h – Almoço;

14h – Escova Dupla;

15h – Intérprete Solista Vocal – masculino e feminino até 15 anos e acima de 15 anos;

17h – Causo;

18h – Arriamento das bandeiras;

18h30min – Danças Gaúchas de Salão – mirim, juvenil, adulta e chirú;

20h – Danças Tradicionais de par – mirim, juvenil, adulta e chirú.

Dia 09/12 – domingo:

8h – Hasteamento das bandeiras;

8h30min – Danças Tradicionais – mirim e chirú;

9h – Truco trio e bocha Sul Americana masculina;

10h – Continuação Bocha Campeira Mista;

12h – Almoço;

14h – Danças Tradicionais Juvenil e Adulta; Tava (trio) e Tetarfe (trio);

18h – Arriamento das Bandeiras;

21h30min – Horário provável para entrega das premiações.

As inscrições podem ser feitas pelos fones (51) 9352-2468 ou (51) 3442-1019 com Marceli ou pelo chasque eletrônico ctgcampeiros@hotmail.com. O CTG fica na Av. Maringá, 720.

CTG UNIDOS PELA TRADIÇÃO

Bueno! Boleamos a perna pra te informar e pra te convidar para participares com a tua entidade tradicionalista, do 1º Rodeio Artístico e Cultural do CTG Unidos pela Tradição, que vai ser realizado nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, no galpão e demais dependências, gentilmente cedidas, do CTG Amanhecer na Querência. Contatos pelos fones (51) 9146-7653 com Lizete Quadros; (51) 9221-7661 com Andreia Nascimento; (51) 7815-0647 com patrão Paulo D'Avila ou (51) 9601-2798 com o capataz Lauri Korok. O CTG Amanhecer na Querência fica na Rua Tramandaí, 76, no airro Jardim Alvorada. Na próxima edição estaremos trazendo a programação completa deste evento cultural.


17º CONGRESSO TRADICIONALISTA REGIONAL

Ter, 27/11/2012 por Valdemar Engroff

Bueno! A 1ª Região Tradicionalista do RS boleia a perna e convida entidades tradicionalistas de toda a 1ª RT, filiadas ao MTG, e demais tradicionalistas, para participar do 17º CONTREG, que vai ser realizado no dia 02 de dezembro, no galpão do CTG Tiarayú. Programação:

8h – Credenciamento e recepção

8h45min – Encontro Regional de Patrões

10h – Sessão Preparatória

10h30min – Encerramento do Credenciamento e Sessão Solene de Abertura

10h45min – 1ª Sessão Plenária Ordinária

11h30min – Palestra "CTG Tiarayú – 50 Anos de História e Tradição"

12h – Almoço

13h30min – 2ª Seção Plenária Ordinária

14h30min – Sessão Plenária Ordinária da Assembleia Geral Eletiva

15h – Troféu Anita Garibaldi

17h30min – Sessão Solene de Encerramento

Informações: (51) 9955-6874 (Vitor Pochmann); (51) 9871-0591 (Mauro Steinhaus) ou (51) 9982-3498 (Coordenador Nairo). O CTG Tiarayú fica na Rua Abílio Muller, 251, no Jardim Itú Sabará, em Porto Alegre

CTG CAMPEIROS DO SUL

Bueno! A patronagem e todos os departamentos do pioneiro do CTG Campeiros do Sul, boleiam a perna e convidam as entidades tradicionalistas locais e da região, para participar nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, um do 10º Rodeio Artístico e Cultural, com vasta programação:

Dia 06/12 – quinta-feira – Abertura do Acampamento

Dia 07/12 – sexta-feira: 20h – Início avaliação do acampamento;

20h30min – Mais Prendada Prenda e Peão (mirim, juvenil, adulto, xirú)

21h30min – Sessão Solene de Abertura; 22h30min – Resultados concurso Mais Prendada Prenda e peão.

Dia 08/12 – Sábado: 8h – Hasteamento das Bandeiras; 8h30min – Declamação Masculina e Feminina (mirim, juvenil, adulta e chirú); 9h – Bocha Sul Americana feminina; 10h – Bocha Campeira Mista; 12h – Almoço; 14h – Escova Dupla; 15h – Intérprete Solista Vocal- masculino e feminino até 15 anos e acima de 15 anos; 17h – Causo; 18h – Arriamento das bandeiras; 18h30min – Danças Gaúchas de Salão – mirim, juvenil, adulta e chirú; 20h – Danças Tradicionais de par – mirim, juvenil, adulta e chirú.

Dia 09/12 – domingo: 8h – Hasteamento das bandeiras; 8h30min – Danças Tradicionais – mirim e chirú; 9h – Truco trio e bocha Sul Americana masculina; 10h – Continuação Bocha Campeira Mista; 12h – Almoço; 14h – Danças Tradicionais Juvenil e Adulta; Tava (trio) e Tetarfe (trio); 18h – Arriamento das Bandeiras; 21h30min – Horário provável para entrega das premiações.

As inscrições podem ser feitas pelos fones (51) 9352-2468 ou (51) 3442-1019 com Marceli ou pelo chasque eletrônico ctgcampeiros@hotmail.com. O CTG fica na Av. Maringá, 720.


CTG RANCHO DA SAUDADE: BICAMPEÃO DO ENART

Ter, 20/11/2012 por Valdemar Engroff

Bueno! O CTG Rancho da Saudade de Cachoeirinha foi o grande bicampeão do ENART 2012, na Força "A", pois também venceu em 2011. O segundo lugar ficou para o CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí e o terceiro para a União Gaúcha Simões Lopes Neto, de Pelotas. Na Força "B", o vencedor foi o CTG Fronteira Aberta, de Santana do Livramento. Em segundo lugar, ficou o CTG Laço da Amizade, de Gravataí. Em terceiro, ficou o CTG Os Gaudérios, de Cachoeira do Sul. Público: mais de 78.000 pessoas participaram do evento, com mais de 2500 competidores.

GOLEGÃO: A CAPITAL DO CAVALO

A história da humanidade fez-se principalmente no lombo dos cavalos e foram os povos cavaleiros que deram o rumo social, politico e econômico da terra, pois nas guerras quem disputava montado, tinha e tem grande vantagem aos que peleiam de a pé.

O tempo passou e o cavalo nunca foi dispensado, porque depois da guerra, vinha à construção material das nações e lá estava ele novamente protagonizando no labor dos transportes, nas lavouras puxando arados e nos domingos nas carreiras.

Hoje, modernamente mesmo com todas as tecnologias á disposição dás logísticas, o homem não se anima desmontar a tradicional relação com esse animal, que ainda continua no serviço do campo, no laser, no esporte profissional e na ciência médica, terapeuticamente.

Tudo indica que o cavalo acompanhará a humanidade por todo o tempo, e que somente o apocalíptico momento poderá separá-los nesse plano, pois com certeza nos céus esse incansável amigo estará junto do dono no paraíso pelo atrelamento espiritual.

Todos que de qualquer forma tiveram ou tem relação com o cavalo sabem avaliar o que profetizo, pois Deus que é justo e perfeito, jamais dispensaria o nobre animal da ceara divina onde as almas dos justos cavalgaram na eternidade.

Do nosso pago a onde fomos em Portugal, em 10 e 11 de novembro, na capital europeia do cavalo em Golegã, Meca mundial do cavalo lusitano, tivemos essa certeza, pois aqui convergem todos os aficionados do cavalo na terra, uma cidade inteira anda montada, com garbo e desembaraço, no real estilo da equitação que fez o homem mais homem e o animal seu maior companheiro.

Pela mesma razão dos goleguenses, os gaúchos criadores ou não, escultores, pintores, escritores, poetas e compositores, pintam, versejam, cantam e respeitam o cavalo, devolvendo com arte, que é a linguagem de Deus, a grande veneração a esse animal que nos deixa no dorso mais perto do céu. Fonte! Coluna Regionalismo do dia 14 de novembro de 2012, por Dorotéo Fagundes de Abreu.


O tradicionalismo festeja em nossa cidade

Ter, 13/11/2012 por Valdemar Engroff

Bueno! Na noite do dia 03 de novembro, o CTG Amaranto Pereira, fundado no dia 03 de novembro de 1993, comemorou com um baita fandango, o aniversário de 19 anos de fundação, com a animação do Grupo Querência Missioneira. Como já é de praxe, este é um evento de primeira, pois já é tradicional o sucesso do fandango de aniversário. E no último dia 07 de novembro, o galpão de eventos fez aniversário, quando comemoramos os seus 16 anos de inauguração.

E dentro do cronograma dos festejos dos 24 anos de fundação do CTG Amanhecer na Querência (fundado no dia 19 de novembro de 1988), no último final de semana esteve de festa. Foi o maior evento artístico e cultural da cidade (fora os festejos farroupilhas que na ótica do colunista ficam em primeiro lugar), onde o CTG realizou a 20ª edição do Festival Artístico e Cultural Guri. Foram três dias de muita cultura tradicionalista apresentada por jovens e adultos nas mais diversas modalidades artísticas, culturais e esportivas. Mas os festejos continuam, pois no dia 17 – sábado, será realizado o grande baile de aniversário, que será animado pelo Grupo Oh de Casa e Dionisio Costa.

A terceira entidade que aniversaria em novembro é o CTG dos trovadores – o Bento Gonçalves da Silva, que foi fundado em 21 de novembro de 1992, onde o seu primeiro patrão foi um trovador (Sócrates Carvalho). O CTG teve mais um patrão trovador posteriormente, o João Dinarte. E para comemorar os seus 20 anos de fundação, teremos o grande baile de aniversário do CTG no dia 24 de novembro, que será animado pelo Grupo Querência Missioneira.

Às três entidades tradicionalistas, localizadas nos "jardins", desejamos muita tradição e muita cultura tradicionalista em seus galpões e suas comunidades (Jardim Algarve, Jardim Alvorada e Jardim Americana) e imediações.

IMPORTANTE EVENTO CULTURAL

Bueno! A patronagem e o Departamento Cultural do CTG Sentinelas do Pago programou para o dia 19 de novembro, uma importante palestra sobre o Concurso de Prendas e Peões. Contatos pelo fone (51) 8545-0180. Aos participantes será fornecido certificado de participação. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina.

FINALÍSSIMA DO ENART

Bueno! Tudo se afunila e termina com um grande campeão em cada modalidade. O maior evento amador artístico e cultural da América do Sul (segundo o ONU), vai ser realizado neste final de semana, na cidade de Santa Cruz do Sul.

Houve um época que os alvoradenses apenas ouviam falar do evento. Na segunda-feira, após o evento que encerrava no domingo, se ficava sabendo quem era o grande campeão nas danças tradicionais e nas demais modalidades artísticas, culturais.

Um dos primeiros CTGs locais a se arriscar com a invernada adulta nas fases preliminares foi o CTG Chilena de Prata. Mas, com o surgimento da "Força B", vários CTGs locais investem e encaram o evento, tanto é que o CTG Chilena de Prata foi o primeiro grande campeão da primeira edição da "Força B" em 2009. Também já desfilaram no evento, o CTG Amaranto Pereira e CTG Bento Gonçalves. Mas não podemos esquecer também que os nossos CTGs investem nas modalidades individuais, como trova, declamação, causo, entre outros.

E para quem não puder ver de perto o evento, basta ver da salda do rancho, pela TV Tradiçao, que vai transmitir desde a sexta-feira, dia 16. A novidade será a transmissão via TV COM, a transmissão será a partir do meio-dia do domingo, dia 18.

E aos nossos representantes, desejamos que levem primeiramente o seu talento para os palcos de Santa Cruz do Sul, pensando em competir, pois ganhar poderá ser consequência. Levem a bandeira branca da nossa cidade, pois é uma das mais bonitas do nosso Estado. E levem a torcida de toda a comunidade tradicionalista local e boa sorte.


Festival Artístico

Ter, 30/10/2012 por Valdemar Engroff

20º Festival Artístico e Cultural Guri

Bueno! A patronagem do CTG Amanhecer na Querência, os conselhos fiscal e de vaqueanos, boleiam a perna e convidam os tradicionalistas para que encilhem seus pingos e rumem para o Jardim Alvorada, pois nos dias 9, 10 e 11 de novembro, vai ser realizado o 20º Festival Artístico e Cultural Grui. Dá uma camperiada na programação artística e cultural:

Dia 09 - Sexta-Feira

8h – Hasteamento das Bandeiras e início do Acampamento (avaliação)

18h – Arriamento das Bandeiras

20h30min – Missa Crioula com Pe. Ednei Zen e Os Estancieiros

21h30min – Abertura Oficial do Evento e após, Penha Crioula

Dia 10 - Sábado

8h – Hasteamento das bandeiras

9h – Concurso Mais Prendada Prenda e peão Farroupilha (prova escrita)

9h – Declamação Peão e Prenda; Gaita-Ponto – até 15 anos e acima de 15 anos

10h – Gaita Piano – até 15 anos e acima de 15 anos

10h – Concurso Mais Prendada Prenda e Peão Farroupilha (prova oral)

12h – Almoço

14h – Chula

15h – Intérprete Solista Vocal – Peão e Prenda até 15 anos e acima de 15 anos

18h – Causo

18h – Arriamento das Bandeiras

20h – Danças Tradicionais de Par – até 15 anos e acima de 15 anos

21h – Danças Gaúchas de Salão até 15 anos e acima de 15 anos

21h – Resultado da Mais Prendada Prenda e Peão Farroupilha

Dia 11 - Domingo

8h – Hasteamento das bandeiras

8h30min – Danças Tradicionais Xiru e Mirim

12h – Almoço

13h30min – Danças Tradicionais Juvenil e Adulta

18h – Arriamento das Bandeiras

21h – Horário provável da entrega das premiações.

Bueno! Eis a programação esportiva:

Dia 10 - Sábado

9h – Torneio de Bochas Feminino

14h – Bocha Campeira

18h – Solo e Truco de Amostra

Dia 11 - Domingo

9h – Torneio de Bochas Masculino

9h – Reinicio Bocha Campeira

9h – Truco Trio; Escova Duplas

14h – Tava / Tetarfe

Informações pelo fone do CTG (51) 3411-0467 (quartas e sextas-feiras à noite); (51) 9241-1390 – Patrão Nereu; (51) 9916-6360 – Claudio Dipp; (51) 9239-6898 – Natalino; (51) 9275-1709 – Hipólito. Nos esportes: (51) 9947-0282 – Paulo Pereira; (51) 9971-5561 – Juca e (51) 8525-2425 – Lindomar. O CTG fica na Rua Tramandaí, 76, no Jardim Alvorada, em Alvorada / RS.


CTGs em Aberto - Parte 2

Ter, 23/10/2012 por Valdemar Engroff

CTG Tradição

Bueno! Neste final de semana, dias 26, 27 e 28 de outubro, o CTG Tradição vai realizar o seu grande rodeio artístico e cultural, com vasta programação. Começa na sexta-feira com o baile de abertura do rodeio, que será animado por Leandro Berleze e Grupo Beira D'Estrada. No sábado e domingo, teremos continuidade deste que é o 7º Rodeio Recanto do Tradição. Informações com o Paulo Borges pelo fone (51) 3483-4420 ou (51) 8501-5466. O CTG fica na Av. Ildo Meneghetti, no Jardim Aparecida.

CTG Bento Gonçalves da Silva

Bueno! A patronagem do CTG Bento Gonçalves da Silva e a Academia de Danças Alma Crioula, capitaneada por Marcelo Otto e Claudia, te convidam para participar do Curso Básico de Danças de Fandango, no galpão do CTG, que teve início no dia 05 de outubro, com seguimento nas sextas-feiras à noite. Contatos com os instrutores pelos fones (51)8406-8566 ou (51) 9853-6770. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada, no Bairro Americana, em Alvorada / RS. Atenção: As inscrições continuam abertas.

CTG Chilena de Prata

Bueno! Nesta sexta-feira, no galpão do CTG Chilena de Prata, inicia, em parceria com a Academia de Danças Alma Gaudéria, o curso básico de danças de fandango, a partir das 21h, com seguimento nas sextas-feiras á noite. Contatos pelos fones (51) 9307-3767, (51) 8473-4792, (51) 9183-7094. O CTG fica na Rua José do Patrocínio, 235, no Jardim Porto Alegre. Visite o sítio do CTG: Chilena de Prata. Visite também o sítio da Academia de Danças Alma Gaudéria: Alma Gaudéria

Vem aí o 12º Natal sem Fome da Rádio Acácia FM

Bueno! A cada evento social capitaneado pela CONCEC Rádio Acácia FM 87,9, a primeira rádio comunitária legalizada perante o Ministério das Comunicações, a superação das expectativas são concretizadas.

Foi assim na campanha "Natal Sem Fome" do ano passado, onde conseguimos dez pontos comerciais parceiros, que ajudaram na coleta de alimentos não perecíveis e brinquedos. Foi assim na Campanha do Agasalho deste ano, quando foram arrecadadas mais de 3.000 peças de roupas e calçados, direcionados para o gabinete da Primeira Dama do Município. Foi assim na campanha "Faça uma criança feliz doando um brinquedo", que culminou com um evento na sede da rádio no dia 12 de outubro, com a presença de em torno de 200 crianças, que foram brindadas com lanches, pipocas, refrigerantes, bolo, brinquedos e para terminar, a encenação de uma bela peça teatral, pela Academia Café com Leite, de Viamão, por Letícia Leal e Cris.

O 12º Natal se Fome já está na rua. Já estamos com trinta pontos comerciais parceiros que vão ajudar na arrecadação de alimentos e brinquedos, que serão direcionados para as famílias da nossa comunidade que vivem à margem da sociedade. Procure os pontos comerciais parceiros da Rádio Acácia FM no Jardim Algarve, Porto Verde, Vila Guedes, Intersul, Jardim Porto Alegre e imediações.


CTGs em Aberto

Ter, 16/10/2012 por Valdemar Engroff

CTG Raça Gaúcha

Bueno! No dia 14 de outubro iniciou às 19h, o curso básico de danças de fandango, com seguimento nos domingos, neste mesmo horário, na sede provisória do CTG Raça Gaúcha, com a instrutora Luciana. Contatos pelo fone (51) 3443-5158, com o patrão Maneca ou Jane. A sede provisória do CTG fica na Rua H, 266, no bairro Salomé. As inscrições continuam abertas.

CTG Bento Gonçalves da Silva

Bueno! A Coordenadoria da 1ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul e a patronagem do CTG Vaqueanos da Tradição, boleiam a perna e convidam a gauchada do Rio Grande para participar no 20º FESTIRIM e do 15º FESTICAMP, cujos eventos (mirins) serão realizados nos dias 20 e 21 de outubro, no galpão do CTG Vaqueanos da Tradição, que fica na Rua Dr. Caio Brandão de Mello, 250, no bairro Humaitá, em Porto Alegre. As inscrições já estão encerradas, mas nada impede que tu leve a gurizada do teu CTG para prestigiar um evento dedicado somente à criançada. Programação dos eventos, abra as porteiras clicando em 1RTRS

Conheça o projeto Tchêpedia

As palavras que usamos no dia-a-dia dizem muito sobre quem somos e da região onde vivemos. Repleto de histórias, o Rio Grande do Sul possui um vasto vocabulário de termos autênticos e, ao mesmo tempo, curiosos.

Nesse contexto rico de palavras e expressões, o Tchêpédia nasce como o primeiro dicionário colaborativo do gaúcho no Brasil. Nele, cada termo ganha sotaque e significados de diferentes regiões do estado.

Com a colaboração de gaúchos que vivem no estado e também fora dele, o Tchêpédia quer torna-se um museu da língua gauchesca. Através do uso de recursos multimídia e da internet qualquer pessoa pode colaborar com o projeto, enviando, sugerindo e editando palavras, expressões e conceitos voltados para as tradições do Estado.

O dicionário colaborativo Tchêpédia é um projeto cultural da IBM, em parceria com a Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha (CBTG) e com criação da Lung.

Fonte! É o próprio projeto Tchêpedia. Abra as porteiras clicando em Tchêpedia Faça parte deste projeto, dando a tua colaboração com o significado de vocábulos do cotidiano gauchesco. Veja como participar, no sítio do próprio projeto.


Resultado do Festival de Trovas

Ter, 09/10/2012 por Valdemar Engroff

Bueno! Tivemos no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva, no dia 30 de setembro, mais um evento tradicionalista do mais alto quilate: a 23ª edição do Festival Alvorada da Trova Gildo de Freitas, com a participação de 24 trovadores, oriundos dos mais diversos rincões do nosso Estado. Depois de um dia de puaços e versos aflorando em cima do palco, já ao anoitecer, tivemos os seguintes resultados:

Trova Campeira:

1º lugar Cravinho - São Gabriel

2º lugar João Benito - Gravataí

3º lugar Adão Bernardes - Novo Hamburgo

4º lugar Ailton Flores - Alvorada

Trova Estilo Gildo de Freitas

1º lugar José Estivalet - Porto Alegre

2º lugar Leôncio Amaral - Osório

3º lugar Nelson Ramos - Novo Hamburgo

4º lugar Vitor Hugo - Porto Alegre

Trova de Martelo

1º lugar Vanderlei Rosa - São Leopoldo

2º lugar Tchê Fagundes - Porto Alegre

3º lugar Sirlei Carvalho - São Leopoldo

4º lugar Milton Pinheiro - Sapiranga

Trova de Tordilhos

1º lugar Mano Silva - Porto Alegre

2º lugar Maragato - Montenegro

3º lugar Euclides Medeiros - Camaquã

4º lugar Meia Noite - Alvorada

Campeão dos Campeões

José Estivalet. A disputa deste troféu se deu entre os campeões da Trova Campeira (Cravinho); Trova Estilo Gildo de Freitas (José Estivalet) e Trova do Martelo (Vanderlei Rosa).

Participaram 24 trovadores incluindo os tordilhos. O gaiteiro do evento foi João Freitas de Caxias do Sul e o apresentador foi Derli Silva. A comissão julgadora foi composta por Piá da Bossoroca, Tetê Carvalho e Volnei Correa, tendo na coordenação das planilhas Dalva da Silva.

Foi fundamental a parceria que o CTG Bento Gonçalves da Silva fez com a Associação de Trovadores Luiz Muller de Sapucaia do Sul, que deu um bom costado na organização e realização do festival.

CTG Bento Gonçalves da Silva

Bueno! A patronagem do CTG Bento Gonçalves da Silva e a Academia de Danças Alma Crioula, capitaneada por Marcelo Otto e Claudia, te convidam para participar do Curso Básico de Danças de Fandango, no galpão do CTG, que teve início no dia 05 de outubro, com seguimento nas sextas-feiras à noite. Contatos com os instrutores pelos fones (51)8406-8566 ou (51) 9853-6770. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada, no Bairro Americana, em Alvorada / RS. Atenção: As inscrições continuam abertas.

Interregional do Enart

Bueno! Nos dias 29 e 30 de setembro, Portão foi sede da etapa inter-regional do Enart e de lá vieram as seguintes classificações para a grande final, que será em novembro, em Santa Cruz do Sul: CTG Campeiros do Sul – na fora "B"; Adair Rocha, do CTG Amaranto Pereira, na declamação e Rafael Silva da Silva, do CTG Campeiros do Sul, no causo.

Aos que foram e participaram desta fase em Portão e não conseguiram se classificar, fica o aprendizado e a certeza de ter levado o nome da nossa cidade junto a esta etapa do Enart. Estão todos de parabéns.


Foi o mês farroupilha

Ter, 02/10/2012 por Valdemar Engroff

Há quem não goste das festividades farroupilhas e tem todo o direito de externar seu sentimento, desde que justifique seriamente o porquê da insatisfação, pois os que cultuam essa data externam aos quatro cantos do mundo a razão saudada aos heróis da Pátria.

Se passa que em 1799 o mundo passava por uma evolução, saindo do período monárquico feudalista para o sistema republicano de governar, criando os três poderes – executivo legislativo e judiciário, para agirem de forma autônoma e independente.

Nesse caldeirão posto ao fogo a partir da Revolução Francesa, chega à América do Sul o ideal republicano por jovens que tinham estudado na Europa e se iniciado na Maçonaria, tornaram-se líderes políticos e militares aqui, como San Marin, Alvear, Artigas que formam um arremedo de estado de visão republicana com o nome de Províncias Unidas do Rio da Prata que acabou tomando outro rumo, na fundação da República Argentina e logo a do Uruguai que ficou com a nossa Província da Cisplatina, em 1827.

Depois, os rio-grandenses que só tinham serventia ao Império nas guerras, vinham sendo tiranizados pela coroa portuguesa – sócio, politica, econômica e militarmente, acaba seguindo o rumo de seus irmãos maçons espanhóis, então os iniciados, Bento Gonçalves, Gomes Jardim, Canabarro, Onofre, Neto, Teixeira Nunes e outros parceiros, provocam a rebelião em 20 de setembro de 1835 que virou guerra em 1836, com a criação da República Rio-grandense.

Essa guerra que durou até 1845, influenciou sobre maneira o futuro Brasil que em 1870 passou a Guerra do Paraguai com a força de farroupilhas e aderiu seus ideais, na abolição da escravatura em 1888 e na proclamação da república em 1889.

Tem muito mais, mas só esses avanços, são motivos suficientes a cultuarmos esses heróis de uma republica que não foi extinta, que vive na bandeira gaúcha e na mente dos que respeitam a história nacional, sem pretensões de uma reviravolta armada, mas sim numa revolução intima a que possamos levar ao poder pessoas de alto nível espiritual, no verdadeiro exercício republicano e democrático que modernamente está desfigurado e nos causa tanto mal, igual ou pior ao que os imperiais imprimiam no Rio Grande de São Pedro, do século dezenove.

Em Cachoeira do Sul alguém do governo municipal foi oprimido por dizer que não gosta dos festejos farroupilhas. Errada atitude, pois contraria o princípio revolucionário de liberdade. O que a meu ver devia ser pedido ao tal cidadão, é que publicasse um sentido a sua premissa, para que sabendo o nível da sua intelectualidade histórica, lhe fosse sugerido – caso ignorante que fosse estuda-la antes de dizer asneira ou sendo convincente, proclamássemos o gênio herói do presente, pois é disso que estamos precisando, um líder tipo Bento Gonçalves e seus asseclas, porque no século vinte, realmente surgiram muitos babacas que ainda estão ai pedindo voto e dizendo bobagem. Chasque de Dorotéo Fagundes de Abreu – coluna Ragionalismo nº 521. De 27 de setembro de 2012.

Contatos com o patrão Aldo pelo fone (51) 8587-0507 ou com Eva Laguna pelo fone (51) 9151-5361. O CTG Bento Gonçalves da Silva fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada, em Alvorada, na 1ª Região Tradicionalista do RS.


Os festejos farroupilhas se encerram

Ter, 25/09/2012 por Valdemar Engroff

Bueno! Muitos tradicionalistas da nossa cidade temiam o esvaziamento das rondas crioulas nos nossos CTGs, com a chegada a oito anos, do Acampamento Farroupilha na Praça Central. Sabemos que houve mudanças de uns anos para cá, onde nem todos os CTGs visitam o CTG que recebe a Chama Crioula e faz a ronda crioula.

Atualmente, nas nossas rondas, além do CTG anfitrião, se apresentam com os seus talentos individuais e coletivos, mais três CTGs convidados e algumas escolas com suas invernadas de danças. Mas mesmo assim, as rondas acontecem com os galpões lotados, mas, que não avançam mais madrugada adentro como acontecia antes, onde TODOS os CTGs participavam de todas as rondas, tornando o dia-dia dos festejos farroupilhas bem mais cansativo.

E em relação ao Acampamento Farroupilha, este veio para ficar. Nesta sua oitava edição, ele está praticamente com o sucesso garantido. Ele se firmou no cenário tradicionalista da 1ª RT/RS, mesmo que ano ele tenha ficado um pouco ofuscado pela chuvarada, fazendo com que, inclusive, a ronda do dia 17, que seria na Praça Central, fosse cancelada.

Na praça, as atividades culturais aconteceram até o dia 23, pois o Acampamento Farroupilha se encerrou neste dia e o Desfile Farroupilha foi realizado na tarde do dia 20 de setembro, com tempo bom, sendo, segundo o Subcoordenador Claudio, um dos melhores dos últimos anos, fato este que confirmamos também.

O Fandango oficial farroupilha foi realizado no CTG Sentinelas do Pago, sob o comando no palco do Grupo Oh de Casa e Dionísio Costa. Mas antes do fandango tivemos a premiação, onde destacamos O CPF O Tempo e o Vento que levou os troféus principais: melhor acampamento, melhor desfile temático e melhor ronda crioula. E no desfile campeiro, destaque para o Piquete Tradicionalista Parceiros da Tradição.

Encerra-se com chave de ouro, mais uma Semana Farroupilha em Alvorada, nesta que foi a 15ª desde a busca da Chama Crioula em algum lugar histórico do Rio Grande do Sul – relembrando, a primeira busca foi na Fazenda Boqueirão, em 1998, em são Sepé.

23º Alvorada da Trova Gildo de Freitas

Bueno! A patronagem do CTG Bento Gonçalves da Silva e a Comissão Organizadora convidam os trovadores do Rio Grande para participar do 23º Festival Alvorada da Trova Gildo de Freitas. O evento será realizado no dia 30 de setembro, a partir das 9h da manhã. Venha e almoço conosco. Traga o seu talento e participe do evento, pois teremos as seguintes modalidades: Trova Campeira; Trova do Martelo; Trova Estilo Gildo de Freitas e Trova dos Tordilhos.

Contatos com o patrão Aldo pelo fone (51) 8587-0507 ou com Eva Laguna pelo fone (51) 9151-5361. O CTG Bento Gonçalves da Silva fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada, em Alvorada, na 1ª Região Tradicionalista do RS.


Abertura dos festejos farroupilhas

Ter, 11/09/2012 por Valdemar Engroff

Bueno! Após o término do desfile da mocidade, dia 07 de setembro, com a passagem da equipe da Secretaria da Cultura, o tradicionalismo tomou conta da avenida, com a chegada e passagem da Chama Crioula, que foi recepcionada pelo Prefeito Municipal Carlos Brum. Da Avenida a Chama foi levada até o galpão do Piquete Guardiões da Querência, do 24º BPM, onde a mesma foi unificada com a Chama permanente, que permanece acesa desde a busca da Chama Crioula em Itaqui (2010). À noite aconteceu a Ronda no Acampamento da Praça Central. Dia 08 a Ronda foi no CTG Chilena de Prata. Dia 09 no CPF O Tempo e o Vento. Dia 10 no CTG Tradição e dia 11 no CTG Raça Gaúcha. As Rondas continuam: dia 12 no CTG Amanhecer na Querência; dia 13 no CTG Bento Gonçalves da Silva; dia 14 no CTG Amaranto Pereira; dia 15 no CTG Campeiros do Sul. Dia 16 no CTG Sentinelas do Pago e dia 17 a ronda vai acontecer no Acampamento, na Praça Central.

Atividades culturais no acampamento

Bueno! O Acampamento Farroupilha de Alvorada, no ano de 2012 terá novas atrações: a Gincana Cultural e o Concurso de Culinária entrará para a sua segunda edição, com mais atividades, mais tarefas a serem efetuadas durante os dias das comemorações alusivas à Semana Farroupilha. Isso, graças à participação das Entidades Tradicionalistas da Capital da Solidariedade. Eis a programação:

Dia 08 a 20 de setembro: 2ª Gincana Tradicionalista da Semana Farroupilha de Alvorada;

Dia 15 e 16 de setembro: esportes tradicionalistas;

Dia 16 de setembro: 9h - Exposição sobre peças de montaria, acessórios da campeira; 15h - Mostra sobre Indumentária feminina e masculina no galpão da Subcoordenadoria;

Dia 17 de setembro: Palestra no Piquete da Subcoordenadoria; Recepção da Chama Crioula no Acampamento Farroupilha;

Dia 18 de setembro: Entrega da pesquisa realizada em sua entidade sobre as patronagens que por lá já passaram;

Dia 19 de setembro: 19h - Concurso de Culinária - os participantes deverão entregar a receita com o prato escolhido para confecção do cardápio do concurso;

Dia 20 de setembro: 15h - Entrega dos produtos de higiene e limpeza arrecadados, ao Hospital de Alvorada; 17h - Apresentação da Caracterização do personagem histórico; 18h - Apresentação dos quebra-cabeça.

Desfile farroupilha

Bueno! O Desfile Farroupilha vai ser realizado na tarde do dia 20 de setembro - data magna farroupilha, com qualquer tempo. Pela ordem vão desfilar as entidades civis do município, seguido pelos CTGs, por data de fundação. Após, vão desfilar os piquetes, sendo o desfile encerrado pela Campeira de Alvorada.

Fandango oficial farroupilha

O Fandango Oficial Farroupilha será realizado no galpão do CTG Sentinelas do Pago, e será animado pelo Grupo Oh de Casa e Dionísio Costa, no dia 22 de setembro. A pilcha completa será obrigatória. Para os adultos, exige-se o blazer (paletó).